Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Você conhece o teste da linguinha?

Diagnóstico precoce evita problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar

Você conhece o teste da linguinha?
| Reprodução internet
Compartilhe
Google Whatsapp


Muitas pessoas ignoram, mas a língua presa é uma alteração comum que pode estar presente desde o nascimento e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, continua na parte de baixo da língua, chegando a limitar seus movimentos.

Existem graus variados de língua presa e a falta de diagnóstico precoce pode causar vários problemas, como dificuldade para amamentação nos bebês; e no futuro, crianças, jovens e adultos com dificuldade na mastigação, deglutição, alterações na fala, entre outros sintomas.

Segundo o cirurgião dentista Willian Ortega, o teste da linguinha é um exame simples e rápido que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos causados pela língua presa.  

O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. O diagnóstico verifica se há a necessidade de correção. Quanto maior a criança mais resistente e espesso se torna o freio. O procedimento em recém-nascidos é indolor e não sangra.

“O bebê que nasce com o freio lingual alterado vai ter dificuldades na sucção e deglutição, fazendo com que essa criança gaste mais energia ao amamentar e consequentemente ganhe menos peso”, explica o especialista.

Caso diagnosticada a língua presa é necessária a realização do “pique no frênulo que está preso” popularmente conhecido como “pique na língua” por um profissional da área médica ou dentista.

“Para as mães que notam alguma alteração na língua da criança mais velha, tais como problemas para atingir os dentes de trás com a língua, fazer certos sons ou cuidar dos dentes, consulte um dentista”, finaliza Ortega.

Todas as maternidades e hospitais do país são obrigados por força de lei (Lei 13.2004/2014) a realizar o Teste da Linguinha em bebês recém-nascidos.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×