Você já comeu cacto? Conheça os principais benefícios da planta

Sim, ela é comestível. O médico Paulo Lessa aponta as diversas propriedades do cacto e como consumi-lo

Cacto pode ser usado como alimento | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito usado para decorar a casa a verdade é que o cacto é um alimento que pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, e, de acordo com especialistas, vale a pena incorporá-lo na alimentação.

 “Consumir a planta como um alimento não é bem uma novidade, apesar do espanto de várias pessoas. Segundo relatos históricos, era um item essencial da economia asteca no período pré-colombiano. Por ser nativa da América Latina, está presente no Brasil há muito tempo”, comenta o médico Paulo Lessa.

 O assunto voltou à tona por conta do programa “No Limite”, no qual alguns participantes da tribo Calango, como Kaysar e André, fritaram pedaços de cacto para driblar a fome.

Cacto pode ser consumido como alimento depende da espécie/reprodução internet

Alimento de emergência

 “É uma relação histórica, uma vez que a planta já é utilizada intuitivamente como alimento de emergência para animais e seres humanos de vários países”, cita. Inclusive, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) defendeu que o cacto é uma das melhores opções de plantio para combater a fome nas próximas décadas, descrevendo-o como o “alimento do futuro”.

O estereótipo da seca que ronda o cacto não condiz com seu valor nutritivo: a cactácea ora-pro-nobis é fonte de proteína, o que é raridade no mundo dos vegetais, segundo Paulo.

 “Um dos tipos de cacto mais encontrados em nosso país é a opuntia, também conhecida como palma ou nopal. Ela é rica em polissacarídeos, polifenóis, vitaminas e fibras e auxilia a controlar a diabetes, prevenir o câncer e diminuir o colesterol”, explica.

São  plantas alimentícias não convencionais/reprodução

Plantas não convencionais

 Frequentemente classificados como plantas alimentícias não convencionais (Pancs), os cactos demandam certo trabalho de preparo, já que apresentam espinhos. “Porém, com a devida proteção, é possível retirar os espinhos sem problemas e aproveitar suas vantagens para o organismo”, garante.

A folha da opuntia pode ser usada para fazer sucos. “O fruto da planta, chamado de tuna, geralmente é consumido in natura, retirando a casca e as sementes. Com polpa suculenta, costuma ser encontrada em supermercados com o nome de figo da Índia. Além disso, a pitaia, fruta de aparência escamosa que está cada vez mais famosa, não dá em árvore, mas em cacto”, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES