Você sabe quem é aquela moça que aparece nas notas do real?

Imagem representa a República

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já percebeu que, nas cédulas em circulação no Brasil, além dos diversos animais que estampam a face reversa, como a arara nos bilhetes de R$ 10 e o mico-leão-dourado nos de R$ 20, também existe uma moça que aparece em todas as notas de real? A figura se parece à escultura de uma mulher, toda séria e sem olhos, ilustrando o lado anverso de todas as cédulas. Mas, afinal, quem é essa moça?

De acordo com o Banco Central do Brasil, trata-se de uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República. No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher.

Assim, geralmente a imagem da República é representada por uma mulher vestindo o barrete da liberdade, uma espécie de touca, normalmente vermelha, que os republicanos franceses adotaram como uniforme durante a tomada da Bastilha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES