Você sabia que a alimentação pode interferir na saúde dos olhos?

Especialista explica como uma dieta equilibrada é capaz de cuidar da nossa visão

| Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito se fala a respeito de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros diagnósticos mais populares, que podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis e uma boa alimentação. Mas você sabia que a inserção de uma dieta equilibrada no dia a dia é capaz de cuidar também da saúde dos olhos, prevenindo catarata, cegueira noturna, síndrome do olho seco, entre outros sintomas?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas, ou 19% da população, sofrem com algum problema de visão. Para não fazer parte ou contribuir para o aumento desta estatística é importante que as pessoas passem a compreender o real valor nutricional de tudo o que consomem.

Istock

Ana Carolina Pallottini, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), explica que as vitaminas A e C ajudam a fornecer nutrientes para o bom funcionamento das células dos nossos olhos. "Presentes em alimentos com coloração alaranjada, como mamão, manga e cenoura, a vitamina A auxilia na proteção da retina dos olhos", destaca. Quando o organismo está com deficiência desta vitamina, a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menos luz, pode aparecer.

Já os alimentos com coloração verde escura são ricos em vitamina C. "Brócolis, couve e espinafre, por exemplo, são ótimos antioxidantes naturais, que facilitam a visão à distância e melhoram a percepção de brilho, além de estimular a produção de sangue aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos", completa Ana Carolina.

Diabetes também podem levar a cegueira. Pessoas com diabetes precisam se atentar ao índice glicêmico dos alimentos, medida que representa o quão rapidamente os carboidratos são absorvidos pelo organismo. "Optar pela versão integral de massas, pães e biscoitos, por exemplo, é uma ótima ideia. Ainda mais quando estão aliados a molhos e acompanhamentos ricos nas vitaminas que mencionamos acima, bem como em ômega 3, que ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina, zinco, indicado para a prevenção de cegueira noturna, e cobre, que evita degeneração macular. Por isso, a escolha do cardápio deve ser balanceada, com todos os grupos alimentares", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES