Você sabia que tem alimentos Nutritivos até o talo?

Nutricionista defende usar sementes, talos, folhas e cascas para o preparo de uma alimentação mais nutritiva e saborosa

Aproveite as cascas de frutas e tubérculos | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Macarrão com molho de talos? Suco de casca de abacaxi? Farinha de semente de abóbora? Pode parecer estranho, mas a nutricionista Tatiana De Vuono  garante que essas receitas existem e são muito gostosas e saudáveis.

Mas por falta de acesso às informações, por preconceito ou pela própria cultura, normalmente descartamos parte desses alimentos, sem pensar que o aproveitamento integral, pode propiciar uma maior economia doméstica e uma melhoria na qualidade da alimentação.

Só para se ter uma ideia, no momento do preparo de hortaliças e frutas há perda de aproximadamente 20 a 30 por cento, incluindo cascas, folhas e talos. Podemos aproveitar o que geralmente vai para o lixo, como o talo, a semente e a casca de frutas e vegetais. Afinal, eles são ricos em vitaminas e fibras, podendo ter até 40 vezes mais nutrientes do que a próprio alimento.

Segundo estimativas, cerca de 30% da produção mundial de alimentos também é desperdiçada devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, por exemplo, toneladas de alimentos são jogados no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo.

Só que é preciso ter cuidado antes de começar a usar as partes que seriam jogados no lixo. A recomendação é caprichar na higienização, já que certas áreas tendem a ficar mais expostas aos agrotóxicos. Essa preocupação é menor quando os alimentos são provenientes de uma agricultura orgânicos.

O que podemos usar na cozinha, afinal?

Sementes: apesar de pequeninas, elas concentram elementos de peso. As sementes do maracujá e abóbora, por exemplo além de serem ricos em vitaminas e minerais, contém ômegas 3 e 6, ambos são essenciais para as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

Talos e folhas: vale a pena aproveitar os talos e folhas de alcachofra, brócolis, espinafre, couve-flor, beterraba, cenoura. Quem iria imaginar que a folha de beterraba é rica em vitaminas como A e C, Ferro e Cálcio. E a folha da couve-flor é a parte nobre do legume sendo rica em ferro e outros nutrientes. O talo do agrião é rico em vitamina C. Talo da salsinha é rico em vitamina C, ferro, potássio, cálcio e fósforo. Folha de cenoura é rica em vitamina A.

Cascas:Aproveite as cascas de frutas e tubérculos.  Um bom exemplo disso é a casca da laranja, que tem 40 vezes mais cálcio do que sua polpa.  Casca do mamão é rica em betacaroteno, proteínas, potássio, fósforo, vitamina C. Casca do melão contém quase 6 vezes mais cálcio e fósforo que a polpa da fruta.  Casca da banana é rica em vitamina A e C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES