Você vê pequenos pontos de luz quando espirra? Saiba o que isso significa!

Ver pequenos pontos de luz, que por vezes parecem cinzas, é algo bem comum entre os seres humanos. Mas você sabe o que esse fenômeno significa?

Espirro estimula nervo ótico | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente enxerga pequenos pontos de luz após espirrar, ou mesmo após uma tosse mais vigorosa. Mas você sabe o que essas pequenas alterações visuais significam? Não se preocupe que isso não tem nada a ver com doenças graves, pelo menos de início.

O espirro é capaz de exercer uma pequena pressão no nervo ótico, que acaba entendendo aquilo como um estímulo visual. Em outras palavras, o espirro termina enganando o cérebro e o olhar o humano. A explicação é  do médico Roshini Rajapaksa à revista Health.

Espirro estimula o nervo órtico. Crédito: Pexels.

"Esta reação pós-espirro é normal e apenas deve ser vista como algo preocupante se ocorrer demasiadas vezes ou as luzes interfiram com a capacidade de visão, podendo causar ainda dores de cabeça", disse o médico Roshini Rajapaksa.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, recomenda-se que as pessoas cubram a boca e o nariz ao espirrar, podendo usar a região anterior ao cotovelo como um "escudo" de aerossóis. Se você ver luzinhas depois disso, saiba que é comum e não interfere em sua saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES