Volta às aulas: Saiba como fazer uma lancheira saudável?

Nutricionista ensina a preparar comidinhas saborarosas e nutritivas para as crianças

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período de volta às aulas gera bastante expectativa nos alunos, mas também preocupação nos pais que, além do material escolar, precisam estar atentos à alimentação das crianças. Para alguns adultos montar uma lancheira saudável e variar nas opções nem sempre é tarefa fácil. Por isso, a nutricionista Jessica Santos, orienta os pais a apostarem na combinação pão integral, fruta e suco.

"Dessa forma, é possível variar o tipo de pão, o recheio, a fruta e o sabor do suco, evitando que a criança enjoe da comida", explica. Abaixo a especialista responde algumas dúvidas sobre como escolher os melhores alimentos para uma lancheira saudável:

Quais pães e recheios são os mais recomendados?

Os pães à base de cereais integrais trazem mais benefícios para a saúde do que os feito com farinha branca porque têm mais fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino e ainda são fonte de energia.

Já no recheio do pão é importante evitar embutidos que possuem muitos conservantes e aditivos químicos, escolhendo geleias 100% fruta, tofu ou pasta de amendoim que são mais saudáveis.

Reprodução internet

Como conservar ao máximo os nutrientes e frescor dos alimentos?

Segundo a nutricionista, se possível os adultos devem preparar o lanche do recreio momentos antes de levar o filho à escola, assim evita-se uma perda significativa dos nutrientes e deixa-os mais frescos, principalmente as frutas que podem estragar com mais facilidade. Além disso, para dar mais praticidade para as crianças na hora de comer as frutas devem ser enviadas em um pote já picadas, descascadas e lavadas.

Quais são as bebidas mais indicadas?

"O suco natural é a melhor opção para compor uma lancheira saudável. Porém caso os adultos não consigam preparar a bebida todos os dias, o recomendado é optar pelos sucos 100% fruta, sem adição de açúcares, conservantes e corantes artificiais", sugere.

Como garantir a variedade de lanches durante todo o ano escolar?

Uma das alternativas para evitar que a criança enjoe dos lanches é variar as opções de acordo com as frutas da temporada, escolhendo as que estão em alta para colocar na lancheira ou fazer sucos. Outra dica é envolver as crianças no processo de escolha e preparo dos lanches para que elas descubram o próprio paladar e possam indicar quais alimentos elas mais gostam.

"Em épocas que a rotina fica muito corrida os pais podem ainda recorrer à snacks saudáveis prontos como salgadinhos e biscoitos assados e integrais, sem aditivos químicos, que são nutritivos e práticos de levar na lancheira", recomenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES