Vovô de 90 anos bate recorde no ciclismo, mas é pego no doping

Pelo menos, o ciclista agora detém outro recorde: o atleta norte-americano mais velho a ser pego no doping.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em julho do ano passado, o norte-americano Carl Groove, de 90 anos, colocou seu nome nos livros de ciclismo dos Estados Unidos ao vencer o título da categoria sprint para homens de 90 a 94 anos no Masters Track Championships, estabelecendo também um novo recorde mundial com a marca de 03:06:129.

Na semana passada, porém, Groove precisou “trocar” o título de seu recorde para o de mais velho atleta norte-americano a ser pego no doping: de acordo com a Agência Antidoping dos Estados Unidos, o senhorzinho atestou positivo para epitrembolona, um composto metabólico do anabolizante trembolona, proibido pela associação desportiva.

Ainda assim, aparentemente a situação não foi proposital, já que um dia antes da competição Carl Groove tinha feito testes toxicológicos sem nenhum problema. É possível que uma carne contaminada que o ciclista tenha ingerido na noite anterior ao evento estivesse contaminada com a substância proibida. Outro detalhe é que um dos suplementos legais usados pelo nonagenário estava contaminado com clomifeno, que também é proibido.

Reprodução

A mesma desculpa da carne contaminada foi dada em 2010 pelo ciclista francês Alberto Contador, que ganhou o Tour de France, mas foi pego pelo antidoping. Na ocasião, ele foi banido por 2 anos do esporte.

“O que eu posso ganhar aos 90 anos usando drogas? Me diga, porque eu simplesmente não sei!”, defendeu-se Groove. O ciclista assume que ficou triste com a confirmação do doping, mas que já superou. “Parecia que eu não tinha sido uma pessoa honesta para os outros. Eu fiquei muito preocupado com o que as pessoas vão pensar, mas sabe? Alguns acreditarão em mim e outros não”, disse conformado.

Aos 90 anos, Groove vem de uma linhagem bem longeva: seu pai chegou aos 97, enquanto sua mãe atingiu os 105. O ciclista, que foi saxofonista da Marinha durante a juventude, agora busca a marca mundial de maior distância percorrida em 1 hora para a categoria de 90 a 94 anos. Atualmente, ela está pouco acima dos 29 km.

Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES