Voz de múmia do Egito de três mil anos é recriada por cientistas; ouça

Estudo com múmia foi feito no Reino Unido.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas do Reino Unido divulgaram um aúdio que simula a voz de uma múmia egípcia de três mil anos. O som da fala é do sacerdote Nesyamun e foi criado a partir da reconstrução do trato vocal da múmia com ajuda de uma impressora 3D e uma laringe eletrônica. As informações são do IG.

O arquivo de som foi publicado nesta quinta-feira (23) em um artigo na revista científica  Scientific Reports . Segundo os autores da publicação, a técnica permitiu produzir um único som - algo entre as palavras em inglês "bad" (mau) e "bed" (cama).

Ouça:

Ainda de acordo com os pesquisadores, o som provavelmente não é uma reprodução perfeita da voz do sacerdote. Isso porque o corpo mumificado perdeu grande parte da língua ao longo dos últimos três milênios.

"Fizemos um som fiel para o trato vocal no estado em que se encontrava, mas não esperávamos uma reprodução exata da fala, dado o estado da língua", afirmou o coautor do estudo David M. Howard, da Universidade Royal Holloway de Londres, no Reino Unido.

Leeds Teaching Hospitals/Leeds Museums and Galleries

Por conta dessa dificuldade, os autores também explicam que o modelo criado não é suficiente para formar palavras ou frases inteiras. Eles confirmam, no entanto, que estão sendo feitos trabalhos para que isso seja possível no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES