Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Voz de múmia do Egito de três mil anos é recriada por cientistas; ouça

Estudo com múmia foi feito no Reino Unido.

Compartilhe

Cientistas do Reino Unido divulgaram um aúdio que simula a voz de uma múmia egípcia de três mil anos. O som da fala é do sacerdote Nesyamun e foi criado a partir da reconstrução do trato vocal da múmia com ajuda de uma impressora 3D e uma laringe eletrônica. As informações são do IG.

O arquivo de som foi publicado nesta quinta-feira (23) em um artigo na revista científica  Scientific Reports . Segundo os autores da publicação, a técnica permitiu produzir um único som - algo entre as palavras em inglês "bad" (mau) e "bed" (cama).

Ouça:


Ainda de acordo com os pesquisadores, o som provavelmente não é uma reprodução perfeita da voz do sacerdote. Isso porque o corpo mumificado perdeu grande parte da língua ao longo dos últimos três milênios.

"Fizemos um som fiel para o trato vocal no estado em que se encontrava, mas não esperávamos uma reprodução exata da fala, dado o estado da língua", afirmou o coautor do estudo David M. Howard, da Universidade Royal Holloway de Londres, no Reino Unido.

Leeds Teaching Hospitals/Leeds Museums and Galleries

Por conta dessa dificuldade, os autores também explicam que o modelo criado não é suficiente para formar palavras ou frases inteiras. Eles confirmam, no entanto, que estão sendo feitos trabalhos para que isso seja possível no futuro.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar