WhatsApp limita encaminhamento de mensagem para um contato por vez

Em combate a fake news, mensagens muito encaminhadas terão seu alcance limitado.

| Paulo Alves/Tech Tudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de mensagens para apenas um contato nesta terça-feira (7). A medida se aplica a textos compartilhados com frequência no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, e busca frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro. As informações são do Tech Tudo.

De acordo com o WhatsApp, isso torna o app "um dos poucos produtos que adotaram medidas para restringir a viralidade e colocar limites em como as pessoas podem enviar mensagens". A pandemia do novo coronavírus provocou um aumento no compartilhamento de correntes duvidosas no mensageiro, e o serviço tem sido ainda mais usado para aplicar golpes com o início da quarentena.

Crédito: Paulo Alves/Tech Tudo

A restrição de encaminhamento para apenas um contato se aplica às mensagens compartilhadas com frequência. Elas são sinalizadas por uma seta dupla ao lado do aviso "encaminhada", e o selo é atribuído a textos que são repassados cinco ou mais vezes no WhatsApp. Enquanto isso, as outras mensagens continuam sujeitas ao limite de encaminhamento para até cinco contatos.

A novidade é mais uma medida tomada pelo WhatsApp que ajuda no combate às fake news. No período que antecedeu as Eleições de 2018, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado.

O WhatsApp também tem em desenvolvimento uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas. Ao receber uma mensagem de texto com o selo de seta dupla, o app mostra uma lupa para fazer a pesquisa diretamente no Google.

Ao tocar sobre o ícone, o usuário é direcionado ao buscador, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo. O recurso foi flagrado em testes no WhatsApp Beta em março, e foi ativado neste sábado (4) para usuários da versão experimental testá-lo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES