Wolverine medieval? entenda descoberta de arqueólogos na Itália

Os cientistas estavam vasculhando um antigo cemitério na Itália.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de arqueólogos  se depararam com algo bem bizarro ao vasculhar  um antigo cemitério na Itália: eles encontraram um  esqueleto de um homem que, ao que tudo indica, contava com uma faca no lugar da mão amputada. Segundo Michelle Starr, do site Science Alert, a ossada foi encontrada em uma necrópole usada entre os séculos 6 e 8 juntamente com centenas de outros esqueletos, assim como os ossos de vários cães galgos e um cavalo sem cabeça. Sim, o local abriga uma porção de corpos interessantes, mas o “Wolverine” medieval foi o que mais chamou a atenção dos pesquisadores.

Entenda

Os pesquisadores esclareceram que o indivíduo sofreu uma amputação no antebraço direito, entre o punho e o cotovelo. É impossível estabelecer o que levou à perda do membro, mas os cientistas determinaram que o cara viveu um bom tempo após o trauma e tinha entre 40 e 50 anos de idade quando morreu.

Descobertas

 Segundo os pesquisadores, análises nas extremidades dos ossos revelaram sinais de eles terem sofrido pressão biomecânica, isto é, os exames mostraram a formação de calos nos ossos, evidências consistentes com o uso de uma prótese. Eles também descobriram um enorme desgaste nos dentes do homem e inclusive lesões, especificamente no lado direito da boca, e os pesquisadores acreditam que essa deterioração pode ter sido provocada de tanto o homem usar a boca para puxar as tiras que fixavam a prótese.

Outro detalhe notado pelos estudiosos, foi uma depressão no ombro direito da ossada, que eles interpretaram como sendo provocada pelo movimento repetitivo de segurar o braço em determinada posição para que a prótese fosse colocada adequadamente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES