Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Xixi cura queimadura de água-viva? Especialista esclarece

Médico alerta sobre cuidados a serem tomados nessa época do ano e explica algumas das crendices populares

Compartilhe

Queimaduras, náuseas e infecções são alguns dos sintomas que podem surgir durante o verão. Nessa época do ano, as dúvidas em relação às diferentes formas de proteção contra esses sintomas podem vir à tona. Os cuidados com a pele e alimentação, principalmente, devem ser redobrados nessa temporada.

Para se proteger durante o verão e esclarecer as possíveis dúvidas sobre a estação mais quente do ano, os especialistas listaram alguns mitos e verdades relacionados ao tema:

Urina ajuda contra queimadura de água-viva - mito

É quase inevitável prevenir uma queimadura caso uma água-viva entre em contato com a pele. Muitas pessoas acreditam que a urina, limão e até a água do mar podem auxiliar nesse processo, o que não passa de um mito. Nessa situação, a medida mais recomendada é lavar com água abundante em temperatura ambiente procurar um atendimento médico.

Limão mancha a pele - verdade

Tanto o limão quanto as outras frutas cítricas podem provocar manchas na pele. Ao entrar em contato com o sol, suas substâncias se tornam fototóxicas, causando manchas e queimaduras. Por isso, é importante lavar as mãos e também os locais da pele que tiveram contato com o sumo (como o rosto e a boca).

Intoxicação alimentar é mais comum no verão - verdade

O clima mais quente pode afetar a conservação de certos alimentos. Isso acontece porque o calor facilita a proliferação de vírus e bactérias, fazendo com que o risco de contaminação alimentícia se torne maior e mais comum.

Ficar com biquíni molhado favorece o aparecimento de doenças - verdade

Nessa época do ano, ao emendar um passeio após a saída da praia ou piscina, as mulheres acabam ficando com o biquíni molhado por longos períodos. Entretanto, a umidade constante e o abafamento da região se tornam cenários favoráveis para a proliferação de germes, podendo causar infecções e doenças, como a candidíase. Assim, é muito importante carregar uma troca de roupa dentro da mala.

Usar óculos de sol sem fator UV é melhor do que nada - mito

Os óculos de sol de origem desconhecida podem fazer mal à saúde dos olhos, uma vez que não é possível comprovar a sua qualidade e se de fato protegem os olhos. Além disso, lentes escuras não são sinônimos de proteção, uma vez que podem permitir que uma grande quantidade de luz entre pela pupila, gerando danos futuros.

O calor pode prejudicar o sono - verdade

No inverno, ao sentirmos frio, usamos um cobertor para nos aquecer. Entretanto, no verão, o corpo tem certa dificuldade para eliminar o calor e diminuir a temperatura, já que o ambiente também está quente. Essa situação pode gerar desconforto e atrapalhar o sono. Uma dica para dormir bem nessa época do ano é apostar em tecidos frescos nas roupas de cama, como o algodão. Além disso, manter o quarto ventilado e fazer uma refeição mais leve antes de se deitar podem garantir uma boa noite de sono.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar