1ª noite de Feirarte e Festival Gastrônomico movimenta cultura em Teresina

O evento tem o objetivo de mostrar as cores e sabores da identidade piauiense, com muitas novidades, comidas e itens interessantes.

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Convenções de Teresina promoveu nesta sexta-feira (01), a primeira noite da Feirarte e do Festival Gastronômico do Piauí. O evento tem o objetivo de apresentar as cores e sabores da identidade piauiense, com muitas novidades, comidas e itens interessantes. 

Com a frase "feito com amor", Eunice Maria do Nascimento, proprietária e criadora do Ateliê Nice Biscuit, relata que a realização de um evento dessa magnitude é muito importante para os artesãos do Piauí. "Além da divulgação, para que as pessoas possam conhecer, esse evento nos dá a oportunidade de crescer. Não tenho palavras para definir a importância", disse.

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

Outra empreendedora do ramo de artesanato, Nyza Santos, que trabalha com a venda de mudas, levou uma novidade para a Feirarte, o macramê. "Macramê é um artesanato. Ele é produzido manualmente, não utiliza sequer agulha, você vai moldando e dando forma a peça. Elas são únicas, cada peça tem o seu perfil individual", explicou a artesã. Nyza ainda falou sobre a relevância da Feira. "Primeiro, ela nos permite vender, e em segundo também divulgar e criar um público muito fiel, que traz ideias pra gente".

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

Já na área dos sabores piauienses, Ellen Grace Lopes, criadora e produtora da "Delícias da Ellen", que conta com o mercado de pães caseiros como carro chefe, disse que o Festival Gastronômico traz um grande incentivo para os pequenos negócios. A teresinense relatou ainda que não dispõe de ponto fixo, e que comercializa seus produtos na traseira do carro do pai na Avenida João XXIII. 

"Um grande incentivo para nós pequenos empreendedores, e para mim em particular, pois vendo meus produtos somente na traseira do carro do meu pai, além também de servir para uma troca de ideias com outros comerciantes do ramo". 

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

Outra que decidiu inovar no mercado, Gardênia Mesquita, dona da "Casa da Panelada", resolveu levar produtos diferenciados e destacou a forma de produção como um diferencial para chamar a atenção dos visitantes. "Além da panelada, nosso carro chefe, temos produtos feitos artesanalmente, como a geleia de abacaxi com pimenta, geleia de morango, tudo sem conservantes", destacou.

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

Pedro Eduardo, estudante, explicou que decidiu conferir os eventos, pois considera importante conhecer a sua própria cultura. "Muito importante, pois como adolescente é comum que eu não tenha muita ligação com a cultura do estado onde eu moro, Piauí. Por conta disso, é importante ter eventos como esse para relembrar a cultura do nosso estado, que nem sempre é valorizado", reforçou.

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

Agora teresinense de coração, a venezuelana Yonet Golçalves, afirmou que se sente em casa com a cultura e a gastronomia piauiense. Para ela, que já morou em outros estados brasileiros, o evento reforça o tamanho do Piauí. "Organização e produção muita rica dos produtos e comidas. Muito organizada a feira, me sinto em casa aqui no Piauí, apesar de só morar a 4 anos", disse.

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais

A Feirarte, está contando com exposições da Anjos da Paz Terços, Artes da Mara Biojoias, Atelearts, Ateliê Madame Criativa, Atelier Nice Biscuit, BioArt, Bolo de Rolo Oxente, Coisa de Artista - Oficina de Arte Infantil, Delícia da Helen, Elizabeth Costura Criativa, Emilene Artesanato, Floricultura Lia, Geleia Total, Guloseimas da Tia, K Travessuras Laços, Laços da Juju - Ateliê da Nice, Loup Petiscos Pet, Mabelle Fashion, Moda Pet, Mãos Robotivas, Marília Bonecas de Pano, Nyza Plantas e Macramê, Piauí Joias, Plantas Teresina, Sabor Fit Alimentação Saudável, Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest), SV Castanhas, Tá lindo, Nat - Artesanato em EVA e TeciArtes Costura Criativa.

No caso do Festival Gastronômico do Piauí, muitas delícias estão sendo apreciadas pelo público. E o melhor: o preço máximo do prato principal custa R$25, tornando a experiência acessível ao público em geral. Participam os restaurantes Arabian Grill, Cachaça Lira, Casa da Panelada, Empório do Zeca, Fagulhas e Porco, Forno e Brasa, Galinha da Julia, Galinha da Matilde, Império Doce, Made In Piauí, Pão Caseiro Delícia e Peccorino.

Atrações musicais animam feiras

Os dois dias de eventos contam ainda com atrações musicais locais, que darão energia ao público presente. Hoje, dia 1º de julho, os shows iniciaram às 18h com o grupo “100% Só Para Sambar” e logo após se apresentou “CH Cantor”. Já no sábado (02), é a vez de “Ykaro Na Medida” e “Eryka Magalhães” comandarem o repertório musical. 

Feirarte e Festival Gastrônomico movimentam cultura teresinense- Foto: Raíssa Morais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES