31ª Feira Nacional de Artesanato começa dia 1º em Belo Horizonte

Maior evento do gênero da América Latina e porta de entrada da arte popular de todo o Brasil, feira será a primeira realização de grande porte no país após a retomada do setor.

Artesanato | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 31ª edição da Feira Nacional de Artesanato será realizada em Belo Horizonte entre os dias 1º e 6 de dezembro. A expectativa é total para este que vai ser o primeiro grande evento, em uma capital e envolvendo artesãos de todo o país, após a retomada das atividades do setor.

Serão seis dias de feira - que mais uma vez vai ocupar os pavilhões do Expominas, localizado na região oeste de BH - e cerca de 2 mil expositores, divididos em 600 stands. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade que caracteriza o artesanato brasileiro e adquirir peças únicas. E, é claro, garantir presentes de Natal para amigos e família - para todos os bolsos.

O público poderá ainda participar de oficinas gratuitas – de feltro, patchwork e reciclagem de CD´s. Haverá, também, stands de parceiros com programação especial, como a Ilha do Conhecimento, organizada pelo Ministério da Economia, por meio do PAB - Programa De Artesanato Brasileiro, que oferecerá cursos e palestras de capacitação para artesãos e visitantes; uma área de 1104 metros, com artesanato de todo o Brasil, assinado pelo SEBRAE Nacional e CRAB – Centro De Referência Do Artesanato Brasileiro; O Brasil de Norte a Sul, espaço do Ministério do Turismo, que apresentará as belezas naturais e pontos turísticos nacionais, além da SECULT apresentando 18 circuitos turísticos de Minas Gerais; Espaço Índios, com a presença de mais de 10 etnias de todo o país e muito mais.

A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas, que é a maior central de cooperativas de artesãos do Estado. E que, nestas três décadas, vem retratando a riqueza e a evolução do artesanato brasileiro, valorizando histórias de dedicação e luta de centenas de artistas que buscam manter vivas culturas tradicionais de Minas e do país.

Maior evento do gênero na América Latina, a 31ª Feira Nacional de Artesanato vai obedecer a um rígido protocolo sanitário, definido em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, reforçando ainda mais a prioridade da direção de garantir total segurança a todos os visitantes e artesãos presentes. “Nossa meta é realizar o evento. Nossa prioridade é a saúde de todos”, destaca Tânia Machado, presidente do Centro Cape.

Totens com álcool 70% serão disponibilizados por todo o pavilhão do Expominas, bem como higienização prévia de todo o material de montagem e mercadorias do evento, aferição de temperatura dos visitantes e dos expositores, uso de QRCodes para evitar troca de cartões de visitas, proibição de degustação nos stands de gastronomia, a não ser aqueles embalados individualmente, redução da capacidade e controle do total máximo de público simultâneo no local, exigência do uso correto das máscaras, entre outras medidas para prevenção da covid-19. Para garantir o distanciamento social, a feira terá uma nova configuração, com maior espaçamento entre os stands e mais ruas de circulação dentro dos pavilhões.

Feira virtual

A edição deste ano terá uma novidade que vai agradar os fãs de artesanato espalhados pelo Brasil. Quem não puder ir ao Expominas, seja pela distância, ser do grupo de risco da covid-19 ou qualquer outro motivo, poderá fazer uma visita virtual à 31ª edição da Feira Nacional de Artesanato.

Por meio de uma plataforma inovadora e interativa, o internauta terá a chance de conhecer os trabalhos e entrar em contato diretamente com todos os expositores presentes. Cada stand será registrado com imagens, formando uma visão 360º. de todo o evento.

Outro facilitador da feira virtual, é que ela ficará disponível até a próxima edição do evento, em dezembro de 2021, servindo de consulta para negócios durante todo o ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES