4 tipos de dor no sexo e o que podem alertar sobre a saúde

Confira a matéria abaixo:

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas mulheres sentem dores durante o sexo e se perguntam se isso é normal ou se indica algum problema com a saúde íntima. A resposta, segundo a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, de São Paulo, é que dor nenhuma durante a relação deve ser vista como algo “normal”. Diversas causas podem estar por trás dela e dá para se ter uma ideia de qual é o problema considerando o tipo e local da dor.

Tipos de dor durante a relação sexual

Dor causada por atrito durante o sexo

A ginecologista Flávia Fairbanks explica que a dor que ocorre durante a relação sexual provavelmente é causada pela falta de lubrificação, o que costuma significar que a mulher não está tão motivada a fazer sexo – ou ainda não está suficientemente preparada para a penetração. A falta de lubrificação aumenta o atrito entre o canal vaginal e o pênis, causando dor.

Caso esse problema seja recorrente, o ideal é procurar um ginecologista para avaliar qual é o motivo por trás da diminuição da lubrificação (pode ser a menopausa, por exemplo). Vale também reavaliar a relação, a libido e buscar ajuda profissional para tratar.

Ardência durante o sexo

Outra causa de dores durante a relação é a presença de alguma infecção, como a candidíase ou a vaginose, por exemplo. Nesse caso, a dor ocorre durante a penetração e causa uma sensação de ardência. Para resolver o problema, vá ao ginecologista: o médico irá investigar e tratar a origem da infecção.

Dor profunda

De acordo com a ginecologista, sentir uma “dor lá no fundo” durante a relação sexual pode ser sinal de doenças ginecológicas como miomas, endometriose ou cisto no ovário. Para ter certeza, é preciso ir ao médico e fazer exames.

Dor depois do sexo

Ficar com uma sensação dolorosa e de peso no baixo ventre, acompanhada por cólicas que duram até dois dias também pode ser sinal de doenças ginecológicas como a endometriose. Mais uma vez, a recomendação é buscar um especialista para investigar e tratar a causa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES