8º Festival de Rabecas de Bom Jesus vai unir música, dança e teatro

Exalta a importância de valorizar a cultura local

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa na próxima quinta-feira (10) a oitava edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus. O palco Mestre Joaquim Carlota, na praça da Catedral, receberá a abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, com a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os mestres rabequeiros, acompanhados por Jefferson Leite e Trio Gavião. Mais cedo, no palco Queijinho Mestre Beija, na praça do Fórum, tem teatro e dança, a partir das 17 horas.

Com atrações diversificadas, que unem referências da cultura local e nacional, o Festival de Rabecas vem se consolidando como um dos festivais culturais mais importantes do Estado. O primeiro dia de festival, que segue até o próximo sábado (12), terá a Cia de Teatro da Tribo, com o espetáculo “Cinderela” e o grupo Harém de Teatro, com “Um bico para velhos palhaços”, no palco Queijinho Mestre Beija. Por lá, acontece apresentação de dança com a Cia do Cerrado, da cidade de Bom Jesus.

À noite tem os shows de Lene Alves e o Forró de Todos os Tempos, Banda Encantus e Dally Samba, no palco Mestre Joaquim Carlota. Já o segundo dia contará com a dança, teatro, apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os shows da cantora Mara Pavanelly, As Fulô do Sertão e Voo Livre. Uma das atrações mais esperadas se apresentará no último dia de Festival, a cantora Elba Ramalho, que levará toda sua agitação e boa música para o público no palco Mestre Joaquim Carlota, a partir das 22h. Em seguida, ainda terá apresentações de Valdo e Felipe e a banda local Pressão Total que fará o encerramento do festival.

Segundo o produtor cultural do evento, Carlos Anchieta, o Festival de Rabecas engloba todos os estilos musicais, dando importância aos artistas da terra. Para o produtor, o objetivo é diversificar, com apresentações que contemplem os artistas locais, e promover a integração com artistas de outras cidades e de outros estados, que estarão presentes no festival. Nesta edição terá ainda a apresentação de Duo Recanto, de Portugal.

“O Festival de Rabecas tem uma parte toda de cultura popular, trazendo o Chagas Vale que é manipulador de bonecos, além da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e dos mestres rabequeiros. De Teresina terá apresentação da banda ‘As Fulô do Sertão’, que cantam forró pé de serra. Tem a Lene Alves que está fazendo um trabalho de resgate dos forrós tradicionais e vamos ter um grupo de incelência de uma comunidade quilombola se apresentando no evento”, diz.

Carlos cita ainda a presença de Lília Diniz, com os Sertanejares. “Ela é uma poetisa do Maranhão que realiza um trabalho autoral junto aos rabequeiros”, explica o produtor. A cantora Mara Pavanelly também é presença confirmada em Bom Jesus. “E no domingo tem o grande show com a Elba Ramalho”, diz Carlos Anchieta.

O secretário estadual de cultura, Fábio Novo, que é um dos idealizadores do Festival de Rabecas, exalta também a importância de valorizar a cultura local no Festival. “Com o apoio às escolas de rabecas, em Bom Jesus, de sanfonas, em São Raimundo Nonato, e de bandolins, em Oeiras, vamos fomentar a cultura e ajudar a preservar as riquezas presentes nessa região. O Piauí terá a primeira orquestra de rabecas do Brasil”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES