Abertas as inscrições para a 19ª Semana Nacional de Museus

Instituições culturais têm até o dia 19.03 para inscrever atividades a serem realizadas na semana do Dia Internacional dos Museus, celebrado em maio

"O futuro dos museus: recuperar e reimaginar" é o tema da 19ª Semana Nacional dos Museus | Ibram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Ofuturo dos museus: recuperar e reimaginar”. Este é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em maio. Até o dia 19 de março, instituições culturais poderão cadastrar atividades a serem realizadas entre os dias 17 e 23 de maio. A programação tem o objetivo de convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo que coordena a iniciativa, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

As atividades cadastradas deverão ser desenvolvidas em formato online pela própria instituição e podem variar entre seminários, exposições, oficinas, exibições de filmes, palestras, entre outros.

A inscrição deve ser feita mesmo por aqueles que já participaram de outras edições da Semana Nacional ou da Primavera dos Museus, também promovida pelo Ibram. É recomendado que o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para semana@museus.gov.br.

CULTURA – Segundo dados do Ibram, o Brasil possui hoje mais de 3.900 museus. As atrações culturais do país fazem parte das principais motivações de viagens de turistas brasileiros. Segundo a PNAD Contínua Turismo (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), publicação do IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, em 2019, os brasileiros rodaram pelo país motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%). (Por Vanessa Castro, com informações do Ibram)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES