Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Abertas inscrições do Prêmio de Monografias sobre Folclore e Cultura

Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho.

Abertas inscrições do Prêmio de Monografias sobre Folclore e Cultura
Índio do Futuro, peça em madeira de 1984, de Laurentino Rosa | Divulgação
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho. 

Criado em 1959, o objetivo do prêmio, lançado anualmente, é fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e atualização da produção de conhecimento no país nesse campo de estudos. Os dois melhores trabalhos serão premiados com R$ 25 mil e R$ 20 mil, respectivamente e a comissão julgadora, composta por especialistas, poderá ainda indicar até três menções honrosas, que serão agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

Podem participar brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil, inscrevendo trabalhos individuais ou em equipe, que deverá ser inédito, escrito em português e ter caráter monográfico. O autor assinará o trabalho sob pseudônimo e o documento poderá ser enviado por e-mail, em arquivo PDF para [email protected], ou por envelope lacrado, conforme orienta o edital.  

As monografias concorrentes deverão demonstrar contribuição ao aprofundamento e renovação dos estudos de folclore e cultura popular; originalidade no tema e abordagem; domínio de bibliografia especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados, entre outras características. O resultado será divulgado até o dia 4 de dezembro de 2020. 

Sílvio Romero

Nascido em Sergipe em 1851, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um crítico literário, ensaista, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife e, na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.

Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro, escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar