Abertas inscrições do Prêmio de Monografias sobre Folclore e Cultura

Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho.

Índio do Futuro, peça em madeira de 1984, de Laurentino Rosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho. 

Criado em 1959, o objetivo do prêmio, lançado anualmente, é fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e atualização da produção de conhecimento no país nesse campo de estudos. Os dois melhores trabalhos serão premiados com R$ 25 mil e R$ 20 mil, respectivamente e a comissão julgadora, composta por especialistas, poderá ainda indicar até três menções honrosas, que serão agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

Podem participar brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil, inscrevendo trabalhos individuais ou em equipe, que deverá ser inédito, escrito em português e ter caráter monográfico. O autor assinará o trabalho sob pseudônimo e o documento poderá ser enviado por e-mail, em arquivo PDF para concurso.cnfcp@iphan.gov.br, ou por envelope lacrado, conforme orienta o edital.  

As monografias concorrentes deverão demonstrar contribuição ao aprofundamento e renovação dos estudos de folclore e cultura popular; originalidade no tema e abordagem; domínio de bibliografia especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados, entre outras características. O resultado será divulgado até o dia 4 de dezembro de 2020. 

Sílvio Romero

Nascido em Sergipe em 1851, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um crítico literário, ensaista, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife e, na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.

Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro, escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES