Abertas inscrições para 7ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça

Prêmio comemora 15 anos nesta edição e celebra a obra de Anna Bella

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 10 de janeiro de 2019 estarão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, iniciativa da Indústria Nacional que busca destacar trajetórias artísticas por meio da análise de portfólios. Ao completar 15 anos, destaca-se como uma das iniciativas mais longevas do gênero no país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de março de 2019 pela internet ou pelos correios. Informações completas no site www.premiomarcantoniovilaca.com.br.

Nesta edição, passa de 20 para 30 o número de artistas finalistas, cujos nomes serão anunciados em abril. Os cinco artistas premiados serão conhecidos na abertura da exposição dos finalistas, a ser realizada no segundo semestre de 2019 no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB – FAAP), em São Paulo. Cada um dos cinco artistas ou coletivos premiados receberá uma bolsa de trabalho de R$50 mil. O Prêmio não se limita a esse apoio financeiro, proporcionando ainda o acompanhamento dos vencedores por um curador ou crítico de arte. Além da mostra em São Paulo, as obras dos 5 premiados irão percorrer outras cinco cidades do Brasil em uma exposição itinerante.

O diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, ressalta que atualmente essa é a maior premiação de artes plásticas no Brasil: “o Prêmio é uma iniciativa da maior importância para o desenvolvimento das artes visuais no Brasil. O SESI acredita no caráter inovador e criativo da arte contemporânea, e tem buscado desenvolver relações entre esse campo e os campos da educação e da indústria”, afirma.

Reconhecido no circuito da arte contemporânea, o Prêmio já contemplou e foi um marco na carreira de 30 artistas brasileiros, entre os quais: Jonathas de Andrade e Carlos Mélo (Pernambuco), Berna Reale e Armando Queirós (Pará), Virginia de Medeiros (Bahia), Marcone Moreira (Maranhão), Laura Belém e Marilá Dardot (Minas Gerais), Sara Ramo (Espírito Santo), Eduardo Berliner (Rio de Janeiro), André Komatsu e Renata Lucas (São Paulo), Fernando Lindote (Santa Catarina) e Jaime Lauriano (São Paulo).

PROJETO ARTE E INDÚSTRIA – Esta edição dá continuidade ao Projeto Arte e Indústria, que acontece pela quarta vez paralelamente ao Prêmio e visa homenagear artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik, Amélia Toledo e Sérvulo Esmeraldo, desta vez o destaque será a pintora, gravadora, escultora e desenhista carioca Anna Bella Geiger. A mostra de seus trabalhos e de artistas contemporâneos que dialogam com sua obra acontece simultaneamente à dos 30 finalistas da 7ª edição do Prêmio, no MAB – FAAP. Trabalhos da homenageada poderão ser vistos também na fase itinerante da exposição dos premiados.

O PRÊMIO – o Prêmio Marcantonio Vilaça, é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (SENAI). A última edição recebeu 637 inscrições.

Prêmio Marcantonio Vilaça Inscrições gratuitas: de 10 de janeiro a 10 de março de 2019

Informações e regulamento: www.premiomarcantoniovilaca.com.br

Anúncio dos selecionados: abril de 2019

Exposição coletiva em São Paulo: segundo semestre de 2019 – MAB - FAAP

Fase itinerante da exposição: janeiro a dezembro de 2020



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES