Apreenda como “domar” namorados e maridos com o Guida do Relacionamento

A saída é mostrar para o parceiro porque você ficou irritada com determinada situação ou mania

Apreenda como "domar" namorados e maridos com o Guida do Relacionamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se existisse um curso para domesticar homens, pode ter certeza que as vagas j? estariam preenchidas at? 2015. Como tal servi?o ainda se encontra indispon?vel no mercado, tentamos ajud?-la nessa miss?o quase imposs?vel. No entanto, antes de mais nada, voc? precisa saber que sem a coopera??o do seu amado, pouca coisa ir? mudar.

"Qualquer tipo de manipula??o ? p?ssimo para o relacionamento", afirma a psic?loga Renata Soifer. Na opini?o da especialista, tentar mudar o outro ? uma agress?o, mesmo que a inten??o da mudan?a seja positiva.

Segundo Renata, a sa?da ? mostrar para o parceiro porque voc? ficou irritada com determinada situa??o ou mania. "Se ele compreender e entender que isso vai ajudar na rela??o, voc?s ter?o um acordo", esclarece.

Uma forma de faz?-lo compreender a necessidade de certas tarefas dom?sticas ? sendo sincera. "Se voc? quer que ele lave a lou?a, fa?a um pedido honesto, explique que est? cansada e que naquele dia ele poderia fazer tal servi?o. Mas se voc? exigir que ele lave a lou?a, ou seja, se fizer disso um exerc?cio de poder, n?o vai funcionar", exemplifica a psic?loga Silvana Martani.

E quando a cena se repete dia ap?s dia? Um exemplo cl?ssico s?o as roupas (incluindo as cuecas) jogadas no ch?o. "A mulher tem que entender porque o homem possui tal atitude. N?o ache nada, pergunte. ?s vezes nem ? inten??o dele irrit?-la", explica Silvana.

Para a psic?loga, n?o ? eficaz a atitude de "fingir que n?o est? vendo e esperar por uma a??o do parceiro". "Isso n?o funciona, ? imaturidade e conspira contra a pr?pria pessoa, pois a mulher ficar? mais irritada e, se "estourar", pode colocar a rela??o a perder", diz Silvana.

Mais uma vez, a solu??o ? a conversa. E se mesmo depois de um di?logo franco nada funcionar, a profissional d? a dica: "Coloque na balan?a as atitudes dele. Se equilibrar ? porque voc? est? com um homem que vale a pena. Caso contr?rio, caia fora".

Os opostos se afastam

Aquela hist?ria de que "os opostos se atraem" ? coisa do passado. Segundo a psicoterapeuta Suely Molit?rno, o casal tem que compartilhar, tem que ter projetos em comum. "N?o temos tempo de viver duas vidas", diz Suely. E ela explica: "A mulher j? tem pouco tempo livre, se tiver que fazer o que o outro gosta e n?o os programas que ela deseja, a rela??o dificilmente ser? mantida". Portanto, de acordo com a psicoterapeuta, o casal deve ter prefer?ncias semelhantes. Assim, ambos se desgastam menos e n?o t?m o desejo por mudan?as.

Ningu?m ? perfeito

Se engana quem pensa que vai conseguir faz?-lo parar de fumar, beber, sair com amigos, jogar futebol toda sexta ? noite, enfim, qualquer que seja o "v?cio" do amado. "O outro s? ir? mudar quando o h?bito passar a incomod?-lo", explica Silvana. Portanto, s? a vontade da companheira n?o ? suficiente.

O segredo ? escolher bem para n?o reclamar depois que voc? foi v?tima da propaganda enganosa. "Apenas cerca de 5% dos casais t?m uma liga??o afetiva, que provoca a mudan?a permanente. Esses parceiros mudam para agradar ao outro e para melhorar a rela??o, n?o ? preciso cobran?as", afirma Suely.

Se voc? se assustou com esse percentual t?o baixo, calma. A? ? que est? o centro da quest?o. "Podemos reverter isso para 95%, basta melhorar na busca. Mas para tanto, a mulher precisa, primeiro, se conhecer e ter a auto-estima elevada", esclarece a psicoterapeuta.

No mundo da lua

Se o problema do seu namorado for apenas esquecimento ou dificuldade em estar na hora certa no local esperado, simples t?ticas podem ajud?-la. Veja a seguir:

- Coloque alarmes na agenda do celular dele para record?-lo de datas especiais;

- Ligue para ele meia hora antes de se arrumar para sair. Dessa forma ir? lembr?-lo do encontro e, ao mesmo tempo, voc? tem uma perspectiva mais exata sobre a hora que ele ir? passar para peg?-la;

- Se o caso for grave, vale a pena marcar compromissos sempre com uns minutinhos de anteced?ncia. Por exemplo, se pretende chegar a uma festa ?s 21 horas, combine com ele ?s 20h30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES