Ciência explica o sono imediato dos homens após fazerem sexo

A poderosa liberação de hormônios durante a ejaculação tem papel fundamental nesse relaxamento

sexo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É bem comum as mulheres ficarem incomodadas com o fato de o parceiro dormir após o sexo, mas isso não tem a ver necessariamente com desprezo. De acordo com a ciência, esse sono imediato dos homens depois da relação sexual é uma questão biológica.

Tanto homens, quanto mulheres, quando fazem sexo, tendem a ficar relaxados e, por sua vez, liberam estresse e ansiedade que podem ter se acumulado ao longo do dia.

Pesquisas usando tomografia por emissão de pósitrons já provaram isso, e sabe-se que essa liberação de estresse facilita o sono.

Ainda assim os homens parecem adormecer mais rápido e para isso há uma explicação. É que eles liberam um coquetel de substâncias químicas quando ejaculam.

Estas incluem norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, óxido nítrico e o hormônio prolactina. Mas é essa última que faz toda a diferença, pois está ligada à sensação de satisfação sexual, segundo os especialistas.

Também ajuda a mediar o tempo de recuperação, ou seja, quanto tempo um homem tem que esperar antes de iniciar a transa novamente.

 De acordo com pesquisadores do Programa de Relatórios de Ciência, Saúde e Meio Ambiente da Universidade de Nova York, há uma forte ligação entre a prolactina e o sono. “Então, é provável que a liberação do hormônio durante o orgasmo faça com que os homens se sintam sonolentos”, dizem os especialistas.

E há uma razão para os homens se sentirem mais sonolentos após a relação sexual do que após a masturbação. É que orgasmos sexuais liberam quatro vezes mais prolactina do que orgasmos masturbatórios. O porquê disso, no entanto, ainda é desconhecido.

Ciência explica o sono imediato dos homens após fazerem sexo

Sono melhor

Duas outras substâncias químicas liberadas durante o sexo incluem ocitocina e vasopressina. A liberação dessa dupla geralmente acompanha a melatonina – o chamado hormônio do sono. Ou seja, é uma conjunção poderosa para fazer qualquer um apagar relaxado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES