Conheça 5 cuidados de higiene com o pênis que todo homem precisa ter

A limpeza diária do pênis com água e sabão durante o banho é fundamental, mas principalmente após as relações sexuais e a masturbação

Higiene do pênis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é campeão nos casos de câncer de pênis no mundo. E pior… Sabe o que está por trás disso em boa parte dos casos? Falta de higiene íntima.

O problema é tão sério que esse tipo de câncer provoca cerca de mil amputações do órgão todos os anos só no Brasil. É claro que parte desse cenário pode ser explicado pela falta de acesso a instalações adequadas e sabonete em  áreas carentes, mas em outros casos não.

Mesmo sendo considerado raro, já que representa cerca de 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem, o câncer de pênis é um tumor que se não for diagnosticado precocemente, pode levar até à amputação do órgão.

-  Sexo oral pode aumentar risco de câncer na boca e garganta, diz estudo

-  Ansioso na hora “H”? Veja 3 dicas de como driblar a ansiedade no sexo

 Saiba nove famosos que têm o pênis pequeno e está tudo bem

De acordo com o líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos do A.C.Camargo Cancer Center, Stênio de Cássio Zequi, 90% dos casos atendidos se apresentam em estágio avançado, o que torna a amputação inevitável.

“As primeiras alterações são perceptíveis e muitos acabam não dando atenção ou não conseguindo ser atendidos, e quando chegam um médico, já é tarde”, alerta.

Água e sabão

A limpeza diária do pênis com água e sabão durante o banho é fundamental, mas principalmente após as relações sexuais e a masturbação.

Ao lavar o pênis, com cuidado, quem tem prepúcio, deve puxá-lo para trás e limpar a parte inferior, bem como a ponta do pênis (a glande), usando apenas água e um sabonete suave.

Esse cuidado evita o acúmulo de esmegma, que é a secreção que fica concentrada na pele que cobre a cabeça do pênis.  Vale dizer também que a cirurgia da fimose ajuda a manter a higiene de forma adequada, pois a remoção dessa pele do prepúcio facilita a exposição da cabeça do pênis.

Se você quiser usar sabonete, escolha um sabonete neutro ou não perfumado para reduzir o risco de irritação na pele.

Cuidados de higiene com o pênis 

Dê atenção aos testículos e região pubiana

Não se esqueça de limpar a base do pênis, os testículos e também o ânus. Suor e pelo podem se combinar para produzir um cheiro forte, tão desagradável quanto das axilas.

Deixe tudo sequinho depois

Antes de se vestir, é importante secar suavemente a ponta do pênis, a área sob o prepúcio e o resto do pênis. Feito isso, coloque prepúcio sobre a ponta do pênis.

Cueca tá no jeito?

A cueca deve estar devidamente lavada, bem enxaguada e totalmente seca antes de usar. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias.

Mãos limpas

É básico, mas cá entre nós… Não são todos os homens que têm esse hábito. Existem até pesquisas entregando que as mulheres lavam bem mais as mãos que eles ao irem ao banheiro.

A regra é simples, mas muito importante.: é preciso sim lavar as mãos antes de urinar ou tocar no pênis.

Sexo seguro

Por último, mas não menos importante, use preservativo em qualquer relação sexual para evitar a exposição ao risco de desenvolver doenças. 

Cuidados de higiene com o pênis 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES