SEÇÕES

Estudo indica que sexo pode gerar parada cardíaca:conheça os riscos

Chances de insuficiência pós relações são maiores para os homens

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo feito pelo “Cedars-Sinai Heart Institute” indica que o sexo pode ser, sim, um gatilho para paradas cardíacas súbitas, quando quase 90% dos pacientes morrem antes de conseguir atendimento. Mas, apesar do perigo, os riscos são mínimos durante uma relação sexual, segundo especialistas.

De acordo com Sumeet Chugh, diretor do instituto americano e autor principal do estudo, este foi o primeiro trabalho a analisar os casos de paradas cardíacas em decorrência do sexo . Os pesquisadores estudaram 4,557 casos de mortes por insuficiência cardíaca registrados em Portland, cidade dos Estados Unidos, entre 2002 e 2015. Destas ocorrências, apenas 34 estavam relacionadas a relações sexuais.

Entretanto, um alerta para os homens: enquanto apenas duas mulheres morreram após ter relações, 32 homens perderam a vida após a mesma atividade. Os dados foram apresentados no “American Heart Association’s Scientific Sessions” e divulgados no site da associação nesse domingo (12).

Parada cardíaca

A insuficiência cardíaca é quando o coração não consegue bombear o sangue corretamente. Se não ressuscitadas, as pessoas podem morrer em um intervalo de poucos minutos. De acordo com a American Heart Association, menos de 10% das pessoas que sofrem o problema fora do hospital conseguem sobreviver.

A pesquisa foi realizada em um momento em que os especialistas estão preocupados em analisar todas as formas de paradas cardíacas para conseguir prevenir, cada vez mais, o problema. Como as mortes pós relações sexuais nunca haviam sido estudadas antes, foram o primeiro foco dos profissionais.

O dado principal da pesquisa, segundo Chugh, é que em apenas um terço dos casos foi realizada ressuscitação cardiopulmonar no paciente, mesmo que nos outros casos a pessoa também estivesse acompanhada do parceiro. Em entrevista à “BBC”, o especialista salientou a importância de educar as pessoas sobre como agirem durante uma parada cardíaca. 

Após sofrer uma parada em decorrência do sexo, a Fundação Inglesa do Coração recomenda que os pacientes esperem de quatro a seis semanas para voltar a ter relações sexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos