Mulheres ficam mais excitadas no período menstrual

Comportamento, hormônios e fatores psicológicos --fundamentais para o orgasmo feminino-- podem influenciar.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você, mulher, já reparou se durante o período menstrual sente mais vontade de transar? Se sim, saiba que podem existir motivos além do simples desejo para que isso aconteça. Segundo especialistas consultados por UOL Comportamento, hormônios e fatores psicológicos --fundamentais para o orgasmo feminino-- podem influenciar.


Uma das explicações, segundo Carolina Ambrogini, ginecologista, sexóloga e coordenadora do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é que a testosterona, um dos hormônios responsáveis pela excitação feminina, está em evidência durante a menstruação, enquanto os outros --estrogênio, FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante)-- estão em baixa.

"Principalmente para aquelas que usam pílula anticoncepcional não contínua, que tende a baixar a testosterona e, consequentemente a libido, nesse período é comum o relato de maior excitação, já que acontece a pausa do medicamento", explica.

A especialista fala, porém, que a maneira como cada uma sentirá esse processo é muito individual e que algumas são mais sensíveis do que outras à testosterona.

Para Sylvia Maria Oliveira Cunha Cavalcanti, ginecologista, sexóloga e presidente da comissão de Sexologia da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o grande incentivo para o sexo na época é o fato de a menstruação ser o sinal de que a mulher não engravidou, caso esse não seja mesmo o desejo dela.

"A diferença entre o desejo masculino e o feminino é que o primeiro é totalmente biológico, carnal, enquanto o segundo é psicossocial, ou seja, depende de como ela está naquele dia, de um gesto de carinho do parceiro etc. Desta forma, mesmo não tendo quase nada no organismo que colabore para que a libido seja maior durante a menstruação, algumas mulheres podem se sentir mais à vontade e confiantes por saberem que o sangue é o sinal de que não engravidaram", afirma.

Para as que têm alguma dificuldade de lubrificação, o fluxo menstrual pode ajudar, pois tende a deixar a vagina mais umedecida. "Não é que a lubrificação aumenta durante esse período, mas o sangue pode facilitar a penetração", explica Arlete Gavranic, psicóloga, terapeuta sexual e coordenadora da pós-graduação em terapia sexual do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática).

Quanto ao orgasmo, Arlete explica que, como em tudo que envolve o sexo, vai depender do quanto a mulher se conhece. "Se ela estiver bem consigo mesma, conhece bem seus pontos erógenos e já sabe seu ritmo para chegar 'lá', não terá problemas. Mas, se estiver em um dia ruim, brava ou magoada, terá dificuldades como em qualquer outra época do ciclo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES