Saiba a diferença entre quem faz sexo antes do trabalho e quem não faz

“Amanhecer com sexo é a melhor maneira de começar o dia'', diz sexóloga Ruth González Ousset

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Basta abrir bem os olhos para saber quem começou a manhã com sexo e quem não. Isso se nota”, diz a sexóloga Ruth González Ousset. E acrescenta: “Amanhecer com sexo é a melhor maneira de começar o dia. Os hormônios liberados durante o ato sexual ajudam a render mais no trabalho e melhoram o estado de ânimo”.

A ciência também avaliza essa opinião. “O sexo na primeira hora do dia influencia notavelmente a forma como encaramos a jornada, tanto por seu efeito químico (são segregadas endorfinas e oxitocina, hormônios que melhoram o estado de ânimo) como por seus efeitos psicoemocionais (os abraços, carícias e brincadeiras fazem com que nos sintamos queridos e atraentes)”, explica o sexólogo Juan Macías Ramírez. 

Então basta antecipar a hora do despertador. Ramón, advogado de 42 anos, conta que há anos vem colocando isso em prática: “Minha mulher e eu começamos a fazer sexo antes de irmos trabalhar quando estávamos tentando que ela engravidasse. No começo era um pouco estressante, porque tomávamos quase como uma obrigação. Mas depois relaxamos e nos habituamos como forma de começar o dia. Agora, depois de termos o nosso filho, continuamos acordando meia hora antes alguns dias por semana para fazer amor antes de ir para o trabalho”. 

O objetivo de acordar com tempo é poder desfrutar desses encontros sem pressa, dedicando-lhes a atenção necessária, com o estímulo de que antes de tomar o café da manhã já teremos feito algo benéfico para o nosso organismo. “Trata-se de uma rotina que, além de ser divertida e agradável, ajuda a exercitar o corpo, motiva, reativa o sistema respiratório e inclusive regula o apetite. E também é uma boa forma de que o sexo a dois seja fluente e dinâmico”, observa Macías. 

A sexóloga Marta Ibáñez, que apoia a teoria de Macías, quer acabar com a má fama que envolve a rotina de modo geral. “A rotina está subvalorizada. É algo de que temos muito medo, e na verdade os seres humanos precisam de costumes e rotinas estabelecidas. É possível ser plenamente feliz tendo relações todos os sábados à mesma hora na posição papai-e-mamãe, e ser profundamente infeliz procurando que cada relação sexual seja única e irrepetível". Ruth González também acredita nos benefícios de manter uma rotina sexual, e apresenta seu argumento: “Se sabemos em que dias vamos à academia, por que não colocar no calendário semanal os dias em que teremos relações sexuais? Estamos numa era em que o tempo é o mais valioso que temos, e devemos aproveitá-lo ao máximo. Comprovei que as pessoas que programam os encontros sexuais praticam mais sexo que as que não programam”. 

Mas fazer sexo na primeira hora do dia não é benéfico apenas para a saúde. Segundo um estudo feito por cientistas norte-americanos, o sexo matutino melhora também a produtividade no trabalho e as habilidades profissionais. Os especialistas chegaram a essa conclusão após estudar 500 casais, de 18 a 50 anos, que responderam a perguntas sobre sua vida pessoal e seu trabalho.

O resultado da pesquisa revelou que os casais que mantinham com assiduidade relações sexuais matutinas tinham mais sucesso em sua carreira profissional e mais renda. E a explicação para esse fenômeno está na energia que a prática oferece. Fazer sexo ao despertar ajuda a que as horas de trabalho sejam produtivas. O Instituto Alemão de Economia do Trabalho corrobora essa teoria e defende que as pessoas que mantêm relações sexuais pela manhã ganham mais dinheiro que aquelas que não o fazem. Isto ocorre porque o sexo nos torna mais entusiasmados no trabalho e nos ajuda a tomar boas decisões.

Mas nem todos se sentem à vontade para abordar o cônjuge antes de tirar as remelas dos olhos. “Odeio o bafo que temos ao acordar. Perco o tesão. Meu namorado acha que sou muito fresca porque peço a ele que ante de mais nada vá lavar o rosto e escovar os dentes, então normalmente não costumamos fazer sexo pelas manhãs, porque não chegamos a um acordo", reconhece Paula (34 anos, bióloga).

Nestes casos, a sexóloga Marta Ibáñez recomenda negociar e ceder: “Cada casal tem necessidades específicas. O mais importante é estarem descansados, à vontade e terem tempo para a intimidade sem pressas nem pressões. Há casais que, por exemplo, ficam mais à vontade fazendo sexo na hora da sesta”.

Para manter uma relação conjugal saudável e capaz de sobreviver à passagem dos anos é necessário cuidar dos pequenos momentos de intimidade (carícias, beijos, toques, palavras bonitas...) todas as manhãs. “Nem sempre precisam terminar em relação sexual. Trata-se de momentos que podem dar lugar a um encontro sexual breve ou simplesmente gerar um maior vínculo afetivo e um aumento do desejo no casal”, diz a sexóloga Núria Jorba. Além disso, a forma como nos despedimos do nosso cônjuge também é importante. “É preciso beijar direito, não simples selinhos para constar. É importante sentir o beijo”, insiste Jorba.

E se eu não tenho com quem transar? O sexo sempre cai bem, seja só ou em companhia, e de qualquer forma é benéfico para a saúde. “Durante o orgasmo são segregadas endorfinas que melhoram o humor e mobilizam muitos grupos musculares, algo necessário para desentorpecer o corpo depois de muitas horas imóvel na cama”, argumenta a sexóloga Leire Méndez. Outro motivo que torna o sexo tão benéfico no começo da manhã, solitário ou acompanhado, é que o corpo se encontra no momento de maior predisposição para isso. “Ao despertar depois de um sono reparador estamos menos estressados. Além disso, durante a fase REM ocorrem as ereções noturnas e a tumescência do clitóris, fatores que favorecem o encontro sexual”, afirma Méndez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES