Saiba o que vai mudar no sexo com o parceiro após o parto

A retomada da intimidade pode causar muita ansiedade.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gravidez e o parto naturalmente mudam a maneira como a mulher sente e enxerga o próprio corpo, fazendo com que, muitas vezes, as relações sexuais com o parceiro passem por transformações.

A retomada da intimidade após o período de resguardo pode causar muita ansiedade e gerar dúvidas, portanto, conhecer o que pode mudar no sexo após o parto é importante para evitar medos, frustrações e desencontros com o par.

O que muda no sexo após o parto

1. O primeiro passo é compreender que existe uma grande diferença entre estar pronta para o sexo em termos físicos e em termos emocionais. O tempo necessário para retomar o sexo após o parto pode variar muito de mulher para mulher e uma possível falta de desejo pode estar relacionada a medo de sentir dor, cansaço, descontentamento com o corpo ou simplesmente falta de vontade.

2. Biologicamente, logo após a chegada do bebê, a mulher sofre uma queda brusca nos níveis de estrógeno, que normalmente causa perda de libido, inviabilizando o sexo por um período.

3. Também por causa das alterações hormonais, após o parto a mulher pode perceber um ressecamento maior da vagina e insistir em uma relação sem uso de lubrificantes pode causar grande desconforto e dores. O ideal é ir com calma e experimentar a penetração aos poucos, evitando o contato caso ocorra incômodos.

4. Após a gravidez a mulher ainda pode perceber seu corpo com estrias, quilos extras, mamilos rachados, enfim, mudanças naturais que poderiam afetar a autoestima. Neste momento, contar com a compreensão e até mesmo admiração do parceiro é algo fundamental para superar a fase.

5. Passado o período de amamentação, os níveis de hormônio feminino voltam ao normal e a mulher naturalmente se mostram mais disposta ao sexo. No entanto, a qualidade da relação após o nascimento do filho vai depender muito de como estava a união na cama antes da gravidez.

6. Após o parto será normal a necessidade de agendar as noites de sexo. O tempo que o recém-nascido consome, as exigências da maternidade, o cansaço e as noites mal dormidas obrigarão os casais a estabelecer dias e horários específicos e diferenciados se quiserem manter a rotina sexual.

7. Por fim, o casal deve estar disposto a dialogar no período. A mulher deve ser honesta e dizer ao companheiro como se sente, explicar as mudanças que ocorreram em seu corpo e deixar claro que uma possível ausência de sexo não significa diminuição do amor ou da paixão. O parceiro, em contrapartida, precisa compreender que uma possível diminuição no número de transas é algo passageiro, dar apoio à nova mamãe e respeitar os limites para que as relações sejam retomadas de forma tranquila e natural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES