Saiba quanto tempo a pílula do dia seguinte é eficaz após o sexo

Seu uso é indicado em casos de ruptura do preservativo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O questionamento é feito por diversas pessoas. Mas especialistas afirmam que quem mantém relações sexuais com certa regularidade deve procurar um médico para receber a orientação necessária sobre o uso da pílula ou de outro método contraceptivo adequado às condições de seu organismo e à faixa de idade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a dupla proteção (pílula anticoncepcional e preservativo), a fim de proteger também contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Mas a pílula do dia seguinte ou pós-coital tem altíssimas doses de progestogênio e só deve ser usada numa emergência, não como anticoncepcional rotineiro.

Seu uso é indicado em casos de ruptura do preservativo, de relação sexual em momento próximo à ovulação e em situações de estupro. Estas circunstâncias justificam a indicação da pílula do dia seguinte, que deve ser tomada desde o momento da transa até, no máximo, 72 horas após.

A maioria das mulheres responde com perda sanguínea no prazo de sete a dez dias. A eficácia de tomar essa dose nas primeiras 24 horas é de 95%, uma vez que cria condições para atrasar a ovulação e, com isso, impedir a gravidez.

Sigilo obrigatório

A recomendação é que as meninas busquem um ginecologista antes de dar início à vida sexual. Elas precisam ser informadas a respeito da importância da dupla proteção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES