Afrânio aceitará fazer trégua de guerra contra família de Santo

Mãe de Santo vai até a fazenda de Saruê e enfrenta coronel

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em "Velho Chico", Afrânio (Antonio Fagundes) vai concordar em dar um descanso na guerra contra a família de Santo (Domingos Montagner).

O início de tudo vai ocorrer quando Cícero (Marcos Palmeiras) invadir a Cooperativa de Santo e não só destruir tudo, como manda o Coronel, mas ele aproveita para tentar se livrar também de seu inimigo. 

Cícero, contrariando as ordens recebidas, reúne seu bando e vai até a casa de Santo e lá troca tiros com ele e com Bento (Irandhir Santos).

Piedade (Zezita Matos) percebendo que a morte está chegando perto de seus filhos, toma coragem e vai até a fazenda de Saruê:

- Saruê!!! Saruê!!! Seu bandido!!! Eu estou aqui!

Os gritos acordarão o coronel, que imediatamente levantará da cama para saber do que se trata. Piedade ameaçará:

- Vim dizer que essa guerra agora acaba ou agora se começa! Aqui! Comigo, e às claras!

- Quem a senhora pensa que é para vir me botar ameaça? - questionará ele.

- Posso ser mulher ou o que for, coronel, mas coragem não me falta para lhe afrontar. Falta, não! Graças a Deus não preciso nem nunca precisei me esconder atrás de jagunço nenhum para fazer o que é direito! - afirmará ela, acreditando que Cícero tentou matar Santo por ordem de Afrânio.

- Vejo que a senhora perdeu, além do bom senso e do juízo, a noção de perigo.

- Não tenho medo de você, Saruê. Nem de você, nem da morte! Se o coronel quiser me matar, que seja macho de fazer o serviço com as próprias mãos! Se quiser acabar com minha família, vai ter que começar comigo, e vai ser já! À luz do dia! Não acoitado pelos escuros da noite como o senhor mandou fazer com meu filho!

Furioso, o coronel expulsará Piedade, mas Encarnação surgirá na hora e contrariará o filho, permitindo que a senhora se explique. A mãe de Santo, então, mostrará sua indignação pelo ataque ao filho:

- Já perdi muita gente por ordem vossa, coronel! A mim pouco importa de onde veio a ordem. Tendo sido ordem sua ou de quem quer que seja, essa briga enterrou meu amigo e o amor de minha vida! Estou aqui para dizer que ou ela vai me enterrar agora, ou não enterra mais ninguém! Senhora perdeu filho, Encarnação, e sabe bem onde é que dói o rasgo!

Encarnação se emocionará e concordará com a trégua.

- Essa terra já bebeu sangue demais! E guerra nenhuma vai recomeçar enquanto eu for viva! Só se for depois da minha morte! Então, a senhora vá em paz, e com a minha palavra. Que aqui ficamos em paz também - encerrará a centenária, que fará Afrânio aceitar o acordo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES