Alimentos ajudam a queimar excessos

Nutrientes do abacate, do ovo e das frutas vermelhas enxugam a silhueta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 De um lado da briga com o ponteiro da balança está a turma dos doces, bolos e pães calóricos e, do outro, um grupo de alimentos, que não são necessariamente magrinhos, como o ovo e o abacate, mas que contém nutrientes importantes para secar os quilinhos extras.

O consumo deles aliado a uma prática regular de exercícios físicos secam o pneuzinho e, de quebra, faz você ganhar mais músculos. "Nenhum alimento estimula a queima de gordura. Eles podem conter substâncias que participam da queima de gordura, o que não significa que o seu consumo aumente ou propicie a oxidação da gordura corporal", explica a nutricionista Paula de Crook, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Após a ingestão de qualquer comida, o que acontece é o estímulo da secreção da insulina. O aumento desse hormônio na corrente sanguínea vai elevar a captação de gordura pelo tecido adiposo e aumentar o seu estoque no organismo. "Diariamente, utilizamos cerca de 150 gramas de gordura desse depósito.

Para que a utilização das reservas de gordura seja maior, o consumo de calorias pela alimentação precisa ser menor que o gasto energético diário ou o gasto energético diário ser aumentado através da prática de exercício físico", acrescenta Paula de Crook. Se a ideia é perder peso, com uma dieta, e moldar o corpo, com a malhação, vale apostar em alimentos que jogam a favor da queima de gordura.

Os especialistas em nutrição apontam alguns deles: Frutas vermelhas: pode incrementar o iogurte, o cereal matinal ou comê-las fresquinhas mesmo. Aposte no morango, na fambroesa, na blueberry (Mirtilo) e na amora para ver a calça jeans afrouxar rapidinho. "As frutas vermelhas são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, elas podem auxiliar na perda de peso, pois uma das causas da obesidade está associada a inflamação do tecido adiposo", explica a nutricionista da PB Consultoria e Nutrição.

As vermelhinhas são ricas em vitaminas, minerais, e, principalmente, fibras. São elas as responsáveis por fazer o intestino funcionar direito e regular as taxas de açúcar no sangue, controlando assim os picos de liberação de insulina - processo que estimula o acúmulo de gordura. "As fibras também promovem maior saciedade, controlando o excesso alimentar durante uma refeição e melhorando a digestão dos alimentos", explica a nutricionista Karina Gallerani.

Abacate: ele leva a injusta fama de ser uma fruta gorda, e , de fato, é rico em gorduras, mas é gordura da boa, do tipo monoinsaturada, que regula as taxas de colesterol e afasta o risco de doenças cardiovasculares. Consumido na medida certa, suas calorias contam menos que seus benefícios. Experimente adicionar o abacate na salada ou preparar uma guacamole mexicana para comer com torradas ou pão integral. Rico em vitamina C, vitamina B6, magnésio e ferro, a fruta também aumenta a sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade e fazendo com que você evite beliscar guloseimas açucaradas. "Ele é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6", explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clínica. Oleoginosas: nozes, castanha do Pará e amêndoas também integram a ala dos alimentos ricos em gordura monoinsaturadas, amigas do bom funcionamento do coração. "Elas promovem a diminuição do apetite, porque possuem nutrientes que agem no sistema nervoso, aumentando a sensação de saciedade", diz a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro. "Consuma duas castanhas meia hora antes do almoço para não ficar com tanta fome na hora da refeição", recomenda.

Ovo: pode comer com a clara e, principalmente, a gema, onde se concentram a maior parte de nutrientes. O ovo é rico em albumina, proteína que é facilmente aproveitada pelo organismo e é de fácil digestão. A albumina possui os nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo - aumento de massa muscular. A substância está contida, principalmente, na clara. "A clara também dispõe de leucina, um aminoácido que ajuda a manter os músculos e diminui a massa gorda", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, do Centro Brasileiro De Nutrição Funcional. A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator para regular a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura. Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir, ao menos, um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES