O artista plástico mirim Pedro Gui, de 10 anos, teresinense, recebeu um convite para expor seus quadros no Louvre, em Paris, na França. A exposição que levará as obras da criança ao museu mais famoso e tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo e será realizada em outubro de 2022. 

O menino começou a fazer retratos em tela no começo da pandemia, em maio de 2020, aos 8 anos, logo depois, após publicá-las, ganhou projeção nas redes sociais e chamou a atenção nacionalmente e internacional participando de entrevistas.

O Carrossel do Louvre é um importante espaço de arte contemporânea que acontece no conjunto de palácios onde abriga o museu. Aline Fortes, Mãe de Pedro, se diz realizada com o convite. "Eu fico muito orgulhosa e me arrepio do convite. Meu filho começou pintando como uma distração que estávamos vivendo naquele momento, ele chegou onde está pelo talento e força de vontade dele, é uma criança de 10 anos, ter a determinação que ele tem e chegar aonde está é motivo de muito orgulho para mim", conta.

A exposição que levará as obras de Pedro Gui ao museu mais tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo- Foto: Arquivo PessoalA exposição que levará as obras de Pedro Gui ao museu mais tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo- Foto: Arquivo Pessoal

A mãe, diz que percebeu, logo que o filho começou a se interessar por arte, que ele “construía um conceito”, para além do que crianças costumam representar em desenhos. “Ele começou pintando os rostos em lápis no papel, então incentivei a pintar na tela. Cada vez que ele ia pintar se aperfeiçoava, a combinação de cores, o traço muito firme”, narra.

Hoje, Pedro divide seu tempo com os estudos onde faz o 4º ano do ensino fundamental e a dedicação com a arte. Em quase um ano e meio ele já pintou mais de 180 telas e tem suas obras na casa de grandes artistas brasileiros como Simone e Simaria, Mano Walter, o piauiense Winderson Nunes, dentre outros. Já são mais 28 mil seguidores e seus vídeos já somam 1 milhão de visualizações.






Ver essa foto no Instagram










Uma publicação compartilhada por Pedro Gui💫 (@pedrogui)

No processo criativo ele inseri o estilo Pop Art nas peças. “Minha maior referência está no sangue, vinda do meu avô materno. Depois veio Romero Britto com o estilo pop art. [...]. Meu processo criativo sempre começa através de pessoas legais e marcantes no Brasil e no mundo”, contou Pedro Gui, em entrevista para o Nossa Gente no JMN.

Pedro Gui, talento das artes paiauineses vai expor suas obras no Louvre- Foto: Arquivo pessoalPedro Gui, talento das artes paiauineses vai expor suas obras no Louvre- Foto: Arquivo pessoal

O trabalho do artista pode ser consultado no portfólio. As peças podem ser adquiridas pelo Instagram: @pedrogui Para quem o admira ou quiser contribuir para que ele esteja no Louvre levando o nome do Piauí, também podem adquirir as obras que ajudarão no custeio da viajem.