Aos 10 anos, artista plástico piauiense vai expor obras no Louvre, em Paris

A exposição que levará as obras de Pedro Gui ao museu mais tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo e será realizada em outubro de 2022

Aos 10 anos, artista plástico piauiense vai expor obras no Louvre, em Paris | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artista plástico mirim Pedro Gui, de 10 anos, teresinense, recebeu um convite para expor seus quadros no Louvre, em Paris, na França. A exposição que levará as obras da criança ao museu mais famoso e tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo e será realizada em outubro de 2022. 

O menino começou a fazer retratos em tela no começo da pandemia, em maio de 2020, aos 8 anos, logo depois, após publicá-las, ganhou projeção nas redes sociais e chamou a atenção nacionalmente e internacional participando de entrevistas.

O Carrossel do Louvre é um importante espaço de arte contemporânea que acontece no conjunto de palácios onde abriga o museu. Aline Fortes, Mãe de Pedro, se diz realizada com o convite. "Eu fico muito orgulhosa e me arrepio do convite. Meu filho começou pintando como uma distração que estávamos vivendo naquele momento, ele chegou onde está pelo talento e força de vontade dele, é uma criança de 10 anos, ter a determinação que ele tem e chegar aonde está é motivo de muito orgulho para mim", conta.

A exposição que levará as obras de Pedro Gui ao museu mais tradicional da Europa reunirá peças de todo o mundo- Foto: Arquivo Pessoal

A mãe, diz que percebeu, logo que o filho começou a se interessar por arte, que ele “construía um conceito”, para além do que crianças costumam representar em desenhos. “Ele começou pintando os rostos em lápis no papel, então incentivei a pintar na tela. Cada vez que ele ia pintar se aperfeiçoava, a combinação de cores, o traço muito firme”, narra.

Hoje, Pedro divide seu tempo com os estudos onde faz o 4º ano do ensino fundamental e a dedicação com a arte. Em quase um ano e meio ele já pintou mais de 180 telas e tem suas obras na casa de grandes artistas brasileiros como Simone e Simaria, Mano Walter, o piauiense Winderson Nunes, dentre outros. Já são mais 28 mil seguidores e seus vídeos já somam 1 milhão de visualizações.

No processo criativo ele inseri o estilo Pop Art nas peças. “Minha maior referência está no sangue, vinda do meu avô materno. Depois veio Romero Britto com o estilo pop art. [...]. Meu processo criativo sempre começa através de pessoas legais e marcantes no Brasil e no mundo”, contou Pedro Gui, em entrevista para o Nossa Gente no JMN.

Pedro Gui, talento das artes paiauineses vai expor suas obras no Louvre- Foto: Arquivo pessoal

O trabalho do artista pode ser consultado no portfólio. As peças podem ser adquiridas pelo Instagram: @pedrogui Para quem o admira ou quiser contribuir para que ele esteja no Louvre levando o nome do Piauí, também podem adquirir as obras que ajudarão no custeio da viajem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES