Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

APL lança livros e homenageia Alberto Silva e Salomão Azar Chaib

APL retoma as atividades em fevereiro de 2019

APL lança livros e homenageia Alberto Silva e Salomão Azar Chaib
Último evento da APL em 2018 | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

A Academia Piauiense de Letras encerrou as atividades de 2018 no último sábado, 15 de dezembro, com uma homenagem aos 100 anos de nascimento dos ex-acadêmicos Alberto Silva e Salomão Azar Chaib na sede da Casa de Lucídio Freitas. A solenidade contou com a presença de parentes e amigos dos imortais, que se emocionaram com as lembranças e a síntese do legado deixado por ambos.

Em meio a importância da homenagem, o presidente da APL Nelson Nery Costa ressaltou a emoção do momento e fez um balanço das atividades desenvolvidas durante este ano. "É uma emoção, esse ano fizemos várias atividades, e agora prestando homenagem em três centenários, de nascimento de Alberto Tavares Silva, que foi muito especial para o Piauí; Salomão Chaib, com renome internacional e foi muito importante para a nossa medicina e também o centenário da Revista da Academia Piauiense de Letras, e isso nos enche de muito orgulho, então é um momento de muita felicidade e nós podemos fechar este ano com muita satisfação", afirmou.

Na ocasião, a homenagem a Alberto Silva ficou a cargo do jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, que escreve um livro sobre o ex-governador. Já a homenagem a Salomão Azar Chaib, ex-ocupante da cadeira 40, foi comandada pelo médico Gisleno Feitosa. Falecido em 1995, era contista e cronista e se notabilizou como um dos maiores cirurgiões do país. Foi um dos pioneiros no procedimento de cirurgia bariátrica no Brasil. Publicou os livros "E agora, doutor?" e “O caminho da verdadeira medicina”.

Lançamentos

Para encerrar as atividades da Academia em 2018 e consagrar o sucesso da coleção centenário, a solenidade também contou com o lançamento das "Tratamento preferencial para o Piauí", de Magno Pires; "Capitania do açúcar", de Afonso Ligório; "A terra e o homem de Pedro II - escritos reunidos", de Tomaz Gomes Campelo; e o número 75 da Revista da Academia.

Os livros trazem uma contribuição relevante para a construção de um saber mais qualificado, assim, em 'Tratamento Preferencial para o Piauí', por exemplo, Magno Pires faz uma síntese do desenvolvimento do Estado, com os seus desafios e perspectivas.

Agora, os eventos promovidos pela Academia Piauiense de Letras serão retomados em fevereiro de 2019.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×