APL lança livros e homenageia Alberto Silva e Salomão Azar Chaib

APL retoma as atividades em fevereiro de 2019

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Academia Piauiense de Letras encerrou as atividades de 2018 no último sábado, 15 de dezembro, com uma homenagem aos 100 anos de nascimento dos ex-acadêmicos Alberto Silva e Salomão Azar Chaib na sede da Casa de Lucídio Freitas. A solenidade contou com a presença de parentes e amigos dos imortais, que se emocionaram com as lembranças e a síntese do legado deixado por ambos.

Em meio a importância da homenagem, o presidente da APL Nelson Nery Costa ressaltou a emoção do momento e fez um balanço das atividades desenvolvidas durante este ano. "É uma emoção, esse ano fizemos várias atividades, e agora prestando homenagem em três centenários, de nascimento de Alberto Tavares Silva, que foi muito especial para o Piauí; Salomão Chaib, com renome internacional e foi muito importante para a nossa medicina e também o centenário da Revista da Academia Piauiense de Letras, e isso nos enche de muito orgulho, então é um momento de muita felicidade e nós podemos fechar este ano com muita satisfação", afirmou.

Na ocasião, a homenagem a Alberto Silva ficou a cargo do jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, que escreve um livro sobre o ex-governador. Já a homenagem a Salomão Azar Chaib, ex-ocupante da cadeira 40, foi comandada pelo médico Gisleno Feitosa. Falecido em 1995, era contista e cronista e se notabilizou como um dos maiores cirurgiões do país. Foi um dos pioneiros no procedimento de cirurgia bariátrica no Brasil. Publicou os livros "E agora, doutor?" e “O caminho da verdadeira medicina”.

Lançamentos

Para encerrar as atividades da Academia em 2018 e consagrar o sucesso da coleção centenário, a solenidade também contou com o lançamento das "Tratamento preferencial para o Piauí", de Magno Pires; "Capitania do açúcar", de Afonso Ligório; "A terra e o homem de Pedro II - escritos reunidos", de Tomaz Gomes Campelo; e o número 75 da Revista da Academia.

Os livros trazem uma contribuição relevante para a construção de um saber mais qualificado, assim, em 'Tratamento Preferencial para o Piauí', por exemplo, Magno Pires faz uma síntese do desenvolvimento do Estado, com os seus desafios e perspectivas.

Agora, os eventos promovidos pela Academia Piauiense de Letras serão retomados em fevereiro de 2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES