Alceu Valença revela quase ter descartado letra de “Anunciação”

Episódio de ‘Ao Vivo no Soma’ vai ao ar no dia 10 de setembro, às 21h, no canal por assinatura Music Box Brazil

Alceu Valença | Fernando Augusto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Setembro de 2019 –  Uma das composições mais populares da cultura brasileira, ‘Anunciação’ correu o risco de nunca ter chegado aos ouvidos do público se não fosse a simpatia de uma ex-namorada de Alceu Valença pela letra em que ela é homenageada. A revelação foi feita pelo próprio cantor e compositor pernambucano em depoimento à série de TV sobre bastidores da criação musical ‘Ao Vivo no Soma’. O episódio vai ao ar na próxima terça-feira, dia 10, às 21h, no canal por assinatura Music Box Brazil.

“Comecei a compor na frente dela [namorada] com uma flauta que eu comprei em Porto Alegre de um hippie malucão. Eu aprendi tocar sozinho, era uma flauta transversa. Na minha casa em Olinda, eu começava a andar pela rua. Aí olhei o Mosteiro de São Bento perto de casa, tocando pela rua. Fui no quintal e ela disse que a música era linda. Eu perguntei qual e ela disse a que eu estava está tocando. Aí eu peguei e escrevi na hora. Se ela não tivesse me dito que era bonita, eu tinha perdido a música”, comenta Alceu.  

Gravada em 1983 para o LP ‘Anjo Avesso’, a letra de ‘Anunciação’ incorpora parábolas sobre misticismo e pensamento político. Já foi regravada em diversas ocasiões para registros em CD e DVD ao vivo do próprio compositor e de outros intérpretes. Neste ano, ganhou remix oficial elaborado pelo produtor musical e DJ pernambucano Jopin, alcunha de José Pinteiro. A faixa já ultrapassa mais de 3 milhões de execuções somente na plataforma de streaming de áudio Spotify.

Com curadoria artística do roqueiro Leo Henkin (banda Papas da Língua), a série ‘Ao Vivo no Soma’ une apresentações ao vivo no Estúdio Soma, em Porto Alegre, com depoimentos de músicos convidados extraídos por conhecidos deles sobre fatos curiosos da carreira artística. Os demais participantes da primeira temporada são Humberto Gessinger, Hermes Aquino, Pata de Elefante, Dingo Bells, Fire Department, Frank Jorge, Vaness, Nei Lisboa e Selton.  A série ‘Ao Vivo no Soma’ tem produção SKR Films, direção geral de Sammy Roos e produção musical de Tiago Becker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES