Alisson Carvalho abre ‘A poética do corpo no espaço’ nesta sexta

Exposição ocorrerá no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

Alisson Carvalho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O artista visual e escritor Alisson Carvalho realiza a exposição ‘A poética do corpo no espaço’. Será no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI com abertura hoje marcada por pocket show de Antônio Vinícius, que fará uma intervenção musical e poética no local. A exposição tem como objetivo abordar os temas despertados no artista durante sua expe-riência acadêmica.  A mostra não tem a pretensão de explicar, apenas apresenta algumas questões sobre temas voltados para o ser humano, despertando reflexões.

O artista pretende expor como a etnografia é capaz de impactar os próprios preconceitos, desnudando muitas das noções construídas sobre a corporeidade. Tudo isso é apresentado nas obras pintadas com tinta acrílica que serão organizadas no espaço e brincarão com a própria noção de espaço, permitindo que o público tenha uma experiência diferenciada sobre as nuances de uma pesquisa acadêmica.

Alisson Matheus Soares é na-tural de Teresina. Bacharel em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal do Piauí, é redator do projeto Geleia Total. É escritor e artista visual. Escreve e desenha desde criança sempre aliando a literatura ao desenho e começou na pintura depois que ingressou no Mestrado em Antropologia como forma de dar voz as suas pesquisas multidisciplinares que envolviam corpo e linguagem. “Elas descortinaram meu olhar sobre as masculi-nidades, me fizeram perceber que as construções sobre o que consi-deramos masculino dependem muito do contexto socioeconômico das pessoas. Foi por meio da pesquisa que eu pude me perceber melhor enquanto corpo, problematizar as minhas próprias escolhas e os meus gostos. Entendi que algumas categorias são constructo social, não brotam da mente tão espontaneamente como nos costumamos supor. Enfim, claro que existe algum grau de agência, mas a cultura está inscrita nos nossos corpos e habitus”.

As pinturas demonstram as preocupações despertadas por Alisson durante a pesquisa à medida que o desenho torna-se não só poesia e sínteses de reflexões, mas também manifestações de questões reais. “Quero dizer que estão expostas imagens descritas e idealizadas descritas pelas masculinidades estudadas no processo. A pesquisa acadêmico-artística tem como princípio o estudo do corpo do ponto de vista antropológico que envereda e escorre para as artes quando questiona a própria ideia de identidade por meio da percepção deste corpo que se modifica conforme os diálogos durante a etnografia. Um corpo que sofre coações, que tem suas próprias formas se burlar o poder, de desviar-se da norma, mesmo que vez por outra possa reproduzir os estigmas que lhe acomete, ainda assim é um corpo agente, um corpo que também propõe, que subverte, destarte um corpo político”. São 11 telas em que ele utilizou acrílica sobre o papel e acrílica sobre tela. Lembrando que o Museu de Arqueologia e Paleontologia O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta, nos horários de 8h30min às 12h e de 14h às 18h. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES