Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

APL realiza eleição para três cadeiras neste sábado

A Cadeira nº 3 que teve como Patrono Joaquim Sampaio Castelo Branco e último ocupante Jesualdo Cavalcanti Barros

Compartilhe
Google Whatsapp

A Academia Piauiense de Letras( APL), realiza neste sábado, 05 e outubro, a partir das 8h, a eleição para as cadeiras de nº 03, 17 e 27 deixadas por Jesualdo Cavalcanti Barros, João Paulo dos Reis Veloso e Paulo de Tarso Mello e Freitas respectivamente. A eleição ocorre na sede da Academia, localizada na Av. Miguel Rosa 3300, sul.

A Cadeira nº 3 que teve como Patrono Joaquim Sampaio Castelo Branco e último ocupante Jesualdo Cavalcanti Barros, é pleiteada nestas eleições pelo Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo, Professor Titular do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como Escritor e Pesquisador, Colab. 3 cap. do Livro Distâncias Biológicas Periodontais: Princípios para a Reconstrução Periodontal, Estética e Protética. Ed. Artes Médicas,2011. Publicou o Livro Médico, Medicina e Humanismo no Sertão. Ed. Novo Século, 2011; é Coautor do Livro Curso de Medicina da UFPI 50 Anos. Edufpi,2018. Coautor do Livro Apontamentos para a História da Medicina no Piauí. Publicou recente 10 Artigos em periódicos especializados e mais de 100 Trabalhos em Anais de Eventos no Brasil e no Exterior, incluindo Lingual Osteoma, Oral Maxillofacial Surgery Cases,2018; Um Paralelo entre o Médico nas Novelas de Luigi Pirandello e o Médico na Sociedade Brasileira Contemporânea, Rev. Iberoamericana de Bioética, 2019; e Medicina, Bioética e Literatura: Um Vínculo Atemporal, 3º lugar Concurso Artigos Científicos IX Cong. Bras. Direito Médico-CFM,2019.

A Cadeira nº 17, que teve como Patrono Raimundo de Arêa Leão e último ocupante João Paulo dos Reis Veloso, é pleiteada pelo atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio no Piauí, o advogado Valdeci Cavalcante. Como escritor, Valdeci Cavalcante é autor de cinco livros, membro da Academia Maçônica de Letras do Piauí, e das Academias de Letras de Campo Maior, de Parnaíba e de Sete Cidades, no Piauí.

 Já a cadeira nº 24, que teve como Patrono Jonas de Moraes Correia e último ocupante Paulo de Tarso Mello e Freitas, está sendo pleiteada pela arqueóloga Niède Guidon. Formada em História Natural pela USP, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris, Niede é conhecida mundialmente por lutar pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Além de inúmeros artigos científicos e textos para livros, revistas e jornais, Niéde Guidon é autora do livro Peintures préhistoriques du Brésil publicado em 1991 pela I'imprimerie Hérissey - Évreux da França.

 Para Nelson Nery Costa, presidente da APL, a eleição é um momento de grande relevância para a entidade. “A escolha de novos membros para a Academia Piauiense de Letras é sempre um momento muito importante. Hoje temos três grandes nomes pleiteando as vagas", avalia o presidente.

 A Academia conta atualmente com 37 membros que deverão votar. Aqueles que moram em outras cidades poderão fazer sua escolha por carta.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto