Balada Literária começa hoje

O evento que chega a sua terceira edição no Piauí vem com a novidade de acontecer dentro do Festluso, reunindo teatro, música e literatura em dias de pura arte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa hoje a Balada Literária 2019. Em sua terceira edição no Piauí, o evento que há mais de dez anos é realizado em São Paulo, foi idealizado por Marcelino Freire,  acontece em Teresina nos dias 27 e 28 de agosto.

Este ano a Balada homenageia dois intelectuais brasileiros, Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial e Élio Ferreira, poeta e professor da UESPI, autor do livro 'Identidade e Solidariedade na Literatura do Negro Brasileiro'. A novidade desta vez é a parceria com o Festival de Teatro Lusófono. O evento inteiramente gratuito, integrará a programação do FestLuso, que acontece de 26 a 31de agosto, ambos no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro e Club dos Diários.

Com debates sobre o trabalho de Paulo Freire na educação popular; afirmação da negritude; a poética da diversidade; literatura na periferia, dentre outros temas, a Balada Literária deste ano aborda a importância e a influência dos mestres na construção do conhecimento, com ampla curadoria e temáticas que instigam debates críticos e comprometidos com a sociedade, em parceria com o FestLuso. “É preciso unir esforços e em um momento em que o discurso de ódio se espalha pelo país”, explica Wellington Soares, curador do evento em Teresina.

Valter Hugo Mãe é uma das atrações confirmadas. O escritor, detentor do prêmio José Saramago com o livro 'O remorso de Baltazar Serapião' (2006),  tem mais de 30 obras publicadas, dentre elas, 'A máquina de fazer espanhóis' (2010) e o 'O paraíso são os outros' (2014).  Ele participa de mesa nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, no Theatro 4 de Setembro. A entrada é gratuita, mas os interessados devem pegar ingressos, antecipadamente, a partir das 10h, de hoje, na bilheteria do teatro.

Valter Hugo Mãe e Marcelino Freire 

Além de Marcelino Freire, fundador da Balada Literária em São Paulo; Sérgio Vaz, poeta, incentivador da literatura na periferia e criador do Sarau da Cooperifa, realizado na zona sul de São Paulo; Nelson Maca, poeta, ativista social, criador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que reúne poetas, artistas e ativistas do Hip Hop e Abdulai Silá, autor do primeiro romance publicado na Guiné-Bissau – Eterna Paixão (1994), dentre outros, estarão em Teresina durante esses dois dias.

No grupo dos anfitriões do evento, destacam-se Élio Ferreira, homenageado local da Balada; o poeta Kilito Trindade; o professor Feliciano Bezerra; o ator Francisco Pellé; a escritora Ana Kelma Gallas; o contista Noé Filho. E por fim os poetas Dani Marques e Demetrios Galvão.

A cantora Rita Benneditto se apresenta na Balada

Além dos debates, saraus e apresentações musicais também fazem parte da programação. A primeira noite do evento estreia com o sarau literomusical 'Canto de poesia', sobre a poética de Élio Ferreira, com participação dos artistas Machado Júnior, Ricardo Totte, Renata Flávia, Feliciano Bezerra e Iraneide Soares, além de contar com a poesia de Sérgio Vaz e Nelson Maca. O parnaibano Teófilo Lima abre a segunda noite com rock vindo do litoral piauiense e a festa segue com a maranhense Rita Benedditto, com o show “Suburbano Coração”, acompanhada pelo maestro Jaime Alem. Enceraando a Balada 2019, o Sarau da Resistência, num coro de vozes entre a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-PI e Academia Piauiense de Poesia, Kilito Trindade e Emerson Boy.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES