mais

Balada Literária começa hoje

O evento que chega a sua terceira edição no Piauí vem com a novidade de acontecer dentro do Festluso, reunindo teatro, música e literatura em dias de pura arte


Começa hoje a Balada Literária 2019. Em sua terceira edição no Piauí, o evento que há mais de dez anos é realizado em São Paulo, foi idealizado por Marcelino Freire,  acontece em Teresina nos dias 27 e 28 de agosto.

Este ano a Balada homenageia dois intelectuais brasileiros, Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial e Élio Ferreira, poeta e professor da UESPI, autor do livro 'Identidade e Solidariedade na Literatura do Negro Brasileiro'. A novidade desta vez é a parceria com o Festival de Teatro Lusófono. O evento inteiramente gratuito, integrará a programação do FestLuso, que acontece de 26 a 31de agosto, ambos no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro e Club dos Diários.

Com debates sobre o trabalho de Paulo Freire na educação popular; afirmação da negritude; a poética da diversidade; literatura na periferia, dentre outros temas, a Balada Literária deste ano aborda a importância e a influência dos mestres na construção do conhecimento, com ampla curadoria e temáticas que instigam debates críticos e comprometidos com a sociedade, em parceria com o FestLuso. “É preciso unir esforços e em um momento em que o discurso de ódio se espalha pelo país”, explica Wellington Soares, curador do evento em Teresina.

Valter Hugo Mãe é uma das atrações confirmadas. O escritor, detentor do prêmio José Saramago com o livro 'O remorso de Baltazar Serapião' (2006),  tem mais de 30 obras publicadas, dentre elas, 'A máquina de fazer espanhóis' (2010) e o 'O paraíso são os outros' (2014).  Ele participa de mesa nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, no Theatro 4 de Setembro. A entrada é gratuita, mas os interessados devem pegar ingressos, antecipadamente, a partir das 10h, de hoje, na bilheteria do teatro.

Valter Hugo Mãe e Marcelino Freire Valter Hugo Mãe e Marcelino Freire 

Além de Marcelino Freire, fundador da Balada Literária em São Paulo; Sérgio Vaz, poeta, incentivador da literatura na periferia e criador do Sarau da Cooperifa, realizado na zona sul de São Paulo; Nelson Maca, poeta, ativista social, criador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que reúne poetas, artistas e ativistas do Hip Hop e Abdulai Silá, autor do primeiro romance publicado na Guiné-Bissau – Eterna Paixão (1994), dentre outros, estarão em Teresina durante esses dois dias.

No grupo dos anfitriões do evento, destacam-se Élio Ferreira, homenageado local da Balada; o poeta Kilito Trindade; o professor Feliciano Bezerra; o ator Francisco Pellé; a escritora Ana Kelma Gallas; o contista Noé Filho. E por fim os poetas Dani Marques e Demetrios Galvão.

A cantora Rita Benneditto se apresenta na BaladaA cantora Rita Benneditto se apresenta na Balada

Além dos debates, saraus e apresentações musicais também fazem parte da programação. A primeira noite do evento estreia com o sarau literomusical 'Canto de poesia', sobre a poética de Élio Ferreira, com participação dos artistas Machado Júnior, Ricardo Totte, Renata Flávia, Feliciano Bezerra e Iraneide Soares, além de contar com a poesia de Sérgio Vaz e Nelson Maca. O parnaibano Teófilo Lima abre a segunda noite com rock vindo do litoral piauiense e a festa segue com a maranhense Rita Benedditto, com o show “Suburbano Coração”, acompanhada pelo maestro Jaime Alem. Enceraando a Balada 2019, o Sarau da Resistência, num coro de vozes entre a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-PI e Academia Piauiense de Poesia, Kilito Trindade e Emerson Boy.  


Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail