Balé da Cidade de Teresina celebra 26 anos e traz novidades

Nesses 26 anos, o Balé experimentou de tudo um pouco, construiu e segue construindo o espaço profissional da dança na cidade

Balé da Cidade de Teresina | Tássia Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Balé da Cidade de Teresina completou 26 anos de história. A Companhia nasceu no Teatro do Boi e teve como primeiro espetáculo “Crispim, A Lenda”, em gênero contemporâneo, assinada pelo então diretor e coreógrafo Sidh Ribeiro.

As memórias compartilhadas nos palcos e coxias fizeram dessa história muito maior do que se apresenta em espetáculos. O Balé existe e resiste pelos movimentos ensaiados por cada corpo que faz parte desse caminho.

Balé da Cidade de Teresina (Foto: Tássia Araújo)

Nesses 26 anos, o Balé experimentou de tudo um pouco, construiu e segue construindo o espaço profissional da dança na cidade. Foram dezenas de espetáculos criados, dezenas de bailarinos que fizeram parte da Companhia e deixaram sua marca, além de gestores e apoiadores.

“O que o público recebe já é algo pronto e acabado, mas o trabalho requer um longo processo de criação, da estética ao físico, da criatividade a logística. É uma dedicação de todo dia e toda hora porque a cabeça não para. As pessoas ainda não identificam a dança como profissão, mas esse é o nosso trabalho, de onde tiramos nosso sustento. Nós temos um trabalho semanal de ensaios, de pensar logística, de como vai ser cada apresentação. Leva-se um tempo para produzir cada espetáculo que o público assiste”, explica a diretora geral do Balé da Cidade de Teresina, Chica Silva.

Para inovar e se aproximar cada vez mais do público, este ano o Balé ousou e se desafiou a estrear um espetáculo em parques públicos de Teresina. “O Código das Borboletas”, de coreografia do carioca Rafael Gomes, pousou nos Parques da Cidadania e Potycabana. Foi bonito de ver um público estimado em 950 pessoas aplaudindo o resultado de um trabalho árduo.

Companhia vai lançar documentário

Além do Código, apenas neste primeiro semestre a Companhia também realizou temporadas dos espetáculos “Absolutas” e “Corpônica” e apresentações de “Fuá”. Foram 18 apresentações de norte a sul de Teresina, contemplando os mais variados públicos. São ensaios diários, provocações para novas produções, avaliação do trabalho feito, criação de figurinos e o mais que for preciso. 

Fechando esse primeiro semestre, no dia 12 de julho será lançado o documentário “Instantes - Um olhar para o Balé da Cidade de Teresina”. Nele, o Balé da Cidade de Teresina apresenta o contexto da Companhia em sua história recente, no instante do agora. Para o segundo semestre, o Projeto 6ª às 6 voltará com propostas de artistas locais, além de muitos espetáculos a serem apresentados.

O Balé da Cidade de Teresina é uma Companhia pública de dança contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES