Balé da Cidade de Teresina realiza oficina de Capoeiragem

Oficina Capoeiragem traz influências da Capoeira brasileira e de Angola.

Balé da Cidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De volta as atividades, o Balé da Cidade de Teresina está realizando uma oficina de aperfeiçoamento da dança. Ministrada pelo artista, professor e pesquisador de dança Cipó Alvarenga, a Oficina Capoeiragem traz influências da Capoeira brasileira e de Angola. A Companhia busca sempre essa interação com outros artistas objetivando o constante aperfeiçoamento e o diálogo com outros pensamentos artísticos de dança.

Sobre os movimentos adquiridos com a Capoeira, Cipó gosta de citar o mestre Pastinha ao dizer que “Capoeira é muito mais do que uma luta, capoeira é ritmo, é música, é malandragem, é poesia, é um jogo, é religião. A Capoeira é tudo que a boca come”.

“Essa é uma fala que acho bonita de trazer. A capoeira tem essas várias vertentes. Eu penso muito em trazer a Capoeira Angola, que é uma capoeira bem mais lenta e acho que é uma temporalidade que vai totalmente em outro viés do que vivemos hoje. Hoje vivemos essa velocidade violenta das coisas e a Capoeira Angola é um tempo de criação, de olhar, de receber um golpe ou uma queda e levantar e atentar para aquilo não ser reativo para o que acabou de acontecer. É um tempo de improvisação que parece muito com uma dança, mas que tem ali uma luta e, principalmente, que pode surgir quando se chega ao estado de exaustão a partir daí.”, diz o artista.

Além de pesquisar a dança, Cipó tem um percurso que cruza capoeira, break dance e dança contemporânea. Integrou o coletivo Núcleo do Dirceu desde a criação. Em dois anos morando no exterior colaborou com artistas da dança e artes visuais entre Holanda e República Tcheca. Especialista em estudos contemporâneos em dança (UFBA). Atualmente é bailarino e pesquisador na Escola Estadual de Dança Lenir Argento junto ao projeto Redemoinho.

A oficina teve início dia 28 de janeiro e segue até dia 7 de fevereiro, na Casa da Cultura de Teresina. Os novos movimentos podem ajudar na composição e criação de novas coreografias da Companhia, além de ampliar o repertório dos bailarinos.

“É uma técnica específica, mas, para a gente que já trabalha com dança, facilita nos aspectos físicos. Mas, além disso, te dá outro pensamento de organização corporal do fazer e de como fazer. Ele [Cipó] coloca para a gente esse desafio de controlar a energia, de esperar por alguma que coisa está por vir. É um acréscimo de informações para nós, no sentido também de fazer bem em ver o movimento e fazer ele acontecer”, observa a diretora do Balé da Cidade, Chica Silva, que também participou da oficina.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES