Balé da Cidade disponibiliza documentário no Youtube

O documentário foi gravado em 2018 quando a Companhia comemorava seus 25 anos de história.

Balé da Cidade de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o lançamento do documentário “Instantes – Um Olhar sobre o Balé da Cidade de Teresina”, a direção da Companhia decidiu disponibilizar o acesso gratuito do material através da plataforma Youtube.

“O documentário conta um pouco da nossa história aos olhos de bailarinos que compõem a Companhia e de alguns profissionais que ajudaram a construir a nossa história”, explica a coordenadora artística, Janaína Lobo. Segundo ela, disponibilizar o material on-line é uma forma de “democratizar o acesso a nossa história e contribuir com a memória da dança em Teresina”.

O documentário foi gravado em 2018 quando a Companhia comemorava seus 25 anos de história. Ele apresenta um olhar – dentre tantos possíveis – para este instante dessa trajetória, que, ao mesmo tempo em que pontua um novo momento, já é passado.

Segundo Tássia, os depoimentos capturados por ela revelam a história individual dos bailarinos que se confundem muitas vezes com a história do Balé da Cidade, mostrando como a companhia se faz importante na vida de cada um.

“Quando comecei a trabalhar com imagem, por volta de 2012, construí narrativas através de performances pensando em usar a experiência de cada corpo, na fotografia e no vídeo. Registrar esse momento tão importante para o Balé da Cidade de Teresina se fez muito importante para mim também porque a dança, de certa forma, faz parte da minha caminhada como artista. A partir do convite da Janaína Lobo para registrar o ano de comemoração dos 25 anos do Balé, fiz a proposta para que desses registros fosse criado um documentário. Foi uma experiência de muito aprendizado, onde o trabalho foi realizado por uma equipe muito pequena e dedicada a mostrar um material que falasse sobre a fase atual do balé”, diz a diretora do documentário.

Assista ao documentário “Instantes- Um Olhar sobre o Balé da Cidade de Teresina” no link: https://www.youtube.com/watch?v=2FO6xBTVhMI&feature=youtu.be

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 bailarinos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES