Balé da Cidade encena ‘Casca’ nesta quinta, 21, na Casa da Cultura

A concepção do espetáculo fala em despir-se colocando para fora tudo o que existe dentro de você. É romper as cascas de cada pessoa

Balé da Cidade | Tássia Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O espetáculo ‘Casca’ que estreou ano passado durante os 25 anos do Balé da Cidade será apresentado nesta quinta- feira, às 19h30, na Casa da Cultura de Teresina. E entrada é gratuita.

Balé da Cidade (Foto: Tássia Araújo)

De autoria do bailarino e coreógrafo Adriano Abreu, a produção é um convite ao olhar e à percepção. Os corpos estão em presença e exposição. Corpos instáveis, imagens construídas e desconstruídas em fluxo, que vão dando forma a uma dança única, construída no agora, que é sempre uma procura.

A concepção do espetáculo fala em despir-se colocando para fora tudo o que existe dentro de você. É romper as cascas próprias de cada pessoa, que acabam enrijecendo cada um, evitando de expor sentimentos e tudo o que aprisiona o eu.

A proposta de Casca diz que aqui, neste ambiente da arte e da dança, se expõe a fragilidade. Em uma coreografia que isola um dos sentidos para dançar a partir do aguçamento dos ou-tros e ver como isso reverbera no corpo.

É uma experiência sensorial. É o singular e a beleza de cada pessoa, potencializados na contramão de uma cultura ainda cheia de padrões normativos e conceitos pré-estabelecidos. Nossa existência é muito maior e mais complexa.

A apresentação faz parte do Quinta Dança, do Sesc. O projeto propõe a criação de um espaço e um calendário regular para o fomento e exibição de trabalhos coreográficos, performances e pesquisas relacionadas com o corpo que dança em Teresina e trabalhos que estejam ou estiveram em cartaz ou que estejam em processo.

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 membros e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.

Janaína Lobo diz que a ideia do espetáculo surgiu quando assumiu a coordenação do Balé e criou um projeto, na época, chamado Faísca que tinha como objetivo estimular que os próprios bailarinos da companhia e criadores que estão lá dentro colocassem sua criatividade para fora, produzindo. 

“E foi em um desses experimentos que surgiu o embrião do Casca. Então, o que eu fiz como coordenadora foi olhar para aquele material que estava sendo criado, vê que ele tinha a potência de virar um espetáculo maior, então em lancei essa ideia para a direção da companhia e para o Adriano. O processo de criação durou dois anos com várias interrupções. Foi um processo de amadurecimento e estreamos na comemoração dos 25 anos do Balé da Cidade”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES