Benjamim Pessoa Vale lança 2º livro reverenciando seu amor pelo Sertão

Na segunda obra de Benjamim, as influências do sertão, com seus valores e sua simplicidade, promovem uma viagem às suas memórias

Benjamim Pessoa Vale | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um cidadão comum, um sertanejo transformado pela educação, que carrega o sertão na alma, no olhar e nos gestos. É assim que as crônicas presentes no livro “Retrato Inconcluso – Abrindo os olhos para enxergar o mundo” definem o seu autor, o médico Benjamim Pessoa Vale. Na segunda obra de Benjamim, as influências do sertão, com seus valores e sua simplicidade, promovem uma viagem às suas memórias. A obra será lançada no dia 8 de agosto, a partir das 19 horas, na livraria Anchieta, em Teresina.

O que vemos nas crônicas escritas por Benjamim são declarações de um sertanejo que acredita que os homens precisam olhar melhor para si mesmo, a fim de que olhem para os outros e para o mundo com a mesma delicadeza. As crônicas que compõem este livro são a imagem que o sertão deixou impressa no Benjamim menino, no Benjamim jovem, no Benjamim adulto. São, também, o homem feito pelo sertão, sabedor da importância da educação na vida de cada pessoa em todos os cantos do Brasil.

Em cada página, o autor derrama-se de amor pelos rios, pelas serras, pelos lugares, pela vida, pelo dia a dia, pela dificuldade, pela beleza, pela precariedade, às vezes com crueza, às vezes com pragmatismo, nunca sem afeto.

A cada página, encontramos o caminho percorrido por Benjamim Pessoa Vale e suas memórias do sertão, seu pensamento sobre a educação, seu caminho na neurocirurgia. Tudo temperado com uma linguagem fluida, que embala as palavras, tinge o céu de múltiplas cores e nos leva a viajar pelo sertão visto pelo olhar de quem leva o sertão dentro do coração, junto com os sertanejos, porque se compreende um deles, sempre.

Com originalidade de estilo e linguagem rica, Retrato Inconcluso é daqueles livros que você começa a ler e sente-se transportado para o mundo contado pelo autor.

Sobre o autor

Nascido no povoado Lagoa do Mato, em Coelho Neto, Maranhão, Benjamim Pessoa Vale é o 11º filho de João Pessoa Vale e Maria Vieira Vale. Na infância, viveu com a família, sustentada pela agricultura, e só na adolescência pôde iniciar os estudos, em Coelho Neto. A educação o trouxe para Teresina, onde trabalhava de balconista numa loja de tecidos e estudava numa escola pública à noite. Ingressou na Universidade Federal do Piauí, onde se formou em medicina aos 33 anos. A especialização em neurocirurgia o levou para São Paulo. A formação foi concluída aos 39 anos. Benjamim se tornou precursor da neuroendovascular no Piauí. A justiça e o compromisso social, tendo como base a família, o impulsionaram ao empreendedorismo social, com a fundação da Associação Reabilitar, gestora do Centro Integrado de Reabilitação, com projetos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Cursou MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas, foi presidente (2009-2011) e conselheiro (2012-2018) da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia. É autor do livro Alma Sertaneja publicado em 2015. Em 2018 realizou, sob a tutela da Associação Reabilitar, a exposição Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo, onde as letras e as artes confluíram para um perfeito equilíbrio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES