Brasil assume liderança de ações culturais do Mercosul

Ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu do governo argentino a presidência do bloco na área cultural

Ministro Osmar Terra (esquerda) recebeu do secretário Pablo Avelutto a presidência pro tempore das atividades do Mercosul para o segundo semestre deste ano | Mauro Vieira/Ministério da Cidadania
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil assumiu a liderança das ações culturais do Mercosul pelos próximos seis meses. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu do governo argentino a presidência das atividades do bloco durante a 45ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada em Buenos Aires, na Argentina.

O ministro falou da necessidade de exportar a cultura dos países latino-americanos de forma articulada e de avançar em parcerias estratégicas com a Aliança do Pacífico, a União Européia e os países asiáticos. “Estamos discutindo como trabalhar em conjunto as questões culturais, desenvolver o mercado cultural e também exportar essas atividades, a nossa história, a nossa cultura, a nossa música, a nossa dança, o teatro e o cinema”, ressaltou.

O secretário de Cultura da Argentina, Pablo Avelluto, disse que as parcerias na região podem ampliar as ações ligadas à economia criativa e à valorização de patrimônios. “O debate das alianças, os novos entornos digitais, o desenvolvimento das indústrias criativas, o desenvolvimento dos patrimônios materiais e imateriais são assuntos que o Brasil tem plenas condições de coordenar”, afirmou.

O encontro foi realizado na casa do Observatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Villa Ocampo, antiga moradia onde viveu a escritora argentina Victoria Ocampo (1890-1979).

Para a diretora do escritório da Unesco, Lidia Brito, a fala do ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante a posse assegura e fortalece a continuidade dos acordos de cooperação. “Como vimos, hoje o Brasil tem muito a trazer para estes desafios que são comuns para toda a região. Portanto, o que nós esperamos é um reforço da nossa colaboração com nossos estados-membros e com o Brasil, em particular, pela sua presidência.”

Agenda

Terra também conversou com os representantes das delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia sobre as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cidadania – composto pelas secretarias especiais do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura. O ministro brasileiro afirmou que a aproximação é importante para a definição de políticas sociais. “Procuraremos investir na aproximação com outras esferas do Mercosul, em especial a área social”, destacou. O objetivo é articular e desenvolver ações que resultem em benefícios à população.

O secretário especial da Cultura, Henrique Pires, acompanhou a agenda e representará o País nesta sexta-feira (28) durante a segunda edição da Cúpula Cultural das Américas. Ele explica que o trabalho conjunto é fundamental para solucionar problemas comuns a todos os países da região. “É possível encontrar soluções nessas conversas multilaterais, no sentido de trocar experiências e aproximar as nossas comunidades.”

Uma nova reunião de ministros está prevista para ocorrer em novembro, em Porto Alegre. Na data, também será realizada a Bienal de Música, com artistas com ênfase na identidade das fronteiras.

Reunião do Mercosul

A Reunião dos Ministros da Cultura tem a função de promover a difusão e o conhecimento de valores e tradições culturais dos países do Mercosul, assim como apresentar ao Conselho do Mercado Comum (CMC) propostas de cooperação e coordenação no campo da cultura.

Fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é responsável por facilitar conversas e acordos entre países componentes da América do Sul. No segundo semestre de 2019, o Brasil assume a presidência do bloco, então ocupada pela Argentina. A cada seis meses há rotatividade – por ordem alfabética – dos países membros no cargo de mais alta representação jurídico-política da organização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES