Brinquedos ganham exposição em Teresina

As peças estão divididas em 13 categorias, que retratam a riqueza dos brinquedos artesanais do Brasil

| Letícia Santos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual a criança que não gosta de brinquedo? Difícil encontrar uma. Apesar das inovações tecnológicas, os pequenos ainda se encantam com uma bola, um carrinho, bonecas e tantos outros objetos que enchem de imaginação esse mundo encantado da infância. E pensando em dar destaque a este lado lúdico, uma exposição tem percorrido o país chamando a atenção pela proposta do trabalho.

A exposição ‘Brinquedos do Brasil’ abre nesta quarta-feira, no Espaço Cultural Cosme Oliveira, no Edifício Agostinho Pinto, que fica na Av. Campos Sales, 1111, Centro.

Com a realização da palestra ‘Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los’, o Sesc Piauí dá início à mostra que tem o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção de como transformar o mundo das crianças pode ser algo bem simples a partir de utensílios práticos e que podem ser feitos pelas crianças. Uma forma de valorizar ainda mais o brinquedo, sem falar que alguns deles já estão sendo esquecidos pelas novas gerações, que se encantam pelo eletrônico, e muitas vezes, perdem a oportunidade de conhecer e vivenciar emoções que nascem de objetos simples, que podem ser compartilhados por outras crianças até mesmo na rua, na escola, em casa.

A palestra de abertura será ministrada pela curadora da exposição Adriana Klisys e terá como público professores da educação infantil e ensino fundamental. O evento terá a participação da gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Cyntia Maria Campelo Rodrigues, e a técnica de Educação do Sesc Departamento Nacional, Ana Paula Gasparri.

A exposição Brinquedos do Brasil é resultado da colaboração e da pesquisa de profissionais do Sesc em todo o país e destaca o trabalho de artesãos de diferentes cidades brasileiras que confeccionam brinquedos para as crianças.

As peças estão divididas em 13 categorias, que retratam a riqueza dos brinquedos artesanais do Brasil, como mamulengos, brinquedos de miriti, brinquedos de lata, folha de flandres, panelinhas de barro, bichinhos de balata, bonecas de pano, petecas de palha ou buriti, dentre outros.

Letícia Santos

O levantamento sobre a história e os artesãos que confeccionam as peças em diversos locais do Brasil resultou na produção do livro Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos, pelo Departamento Nacional do Sesc. A publicação será distribuída para bibliotecas públicas das escolas em todos os estados.

De acordo com a coordenadora regional de Educação do Sesc, Francisca das Chagas Lemos, já está sendo realizado o agendamento das escolas de Teresina. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, durante horário comercial.

Por Liliane Pedrosa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES