Carnaval 2020 foi marcado por recordes

Festa movimentou milhões de pessoas e atraiu turistas de diversos estados e nacionalidades

Ruas de Pernambuco receberam mais de 6 milhões de pessoas nos dias de folia. | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A movimentação de foliões nos principais polos do carnaval no país registrou recorde em 2020. De acordo com dados divulgados pelos gestores locais, Olinda (PE), Recife (PE) e Salvador (BA) registraram 22,1 milhões de pessoas, o maior número até então. No Rio de Janeiro (RJ), informações prévias dão conta de que mais de 6,4 milhões de foliões aproveitaram os blocos e os desfiles das escolas de samba na capital fluminense. Em São Paulo (SP), a prefeitura municipal espera o fim de semana para divulgar os índices.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que as expectativas para o Carnaval se confirmaram e que o setor foi um dos principais beneficiados. “A cada ano que passa temos mais pessoas aproveitando essa festa tão popular e democrática e que está completamente ligada ao Turismo. São brasileiros de Norte ao Sul do País que se divertem e movimentam o nosso setor, criando emprego e renda para milhares de pessoas”, afirmou.  

Na capital pernambucana, dois milhões de foliões aproveitaram o carnaval, 400 mil a mais que em 2019. Na vizinha, Olinda, o número foi de 3,6 milhões, com um aumento de 200 mil pessoas em relação ao ano anterior. Desse total, quase metade (1,5 milhão) vieram de outros estados e 400 mil de outros países. A taxa de ocupação hoteleira registrou média de 98%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Pernambuco.

Salvador teve uma média de 16,5 milhões de pessoas curtindo a folia. Deste total, 854 mil eram turistas do interior do estado e de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Além disso, a capital recebeu 86 mil turistas estrangeiros vindos, principalmente, da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra. De acordo com o governo baiano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões.

No Rio de Janeiro, até a manhã da última quarta-feira (26/02), mais de 6,4 milhões aproveitaram as festas do momo, de acordo com a Riotur.

VISITAS – Durante o mês de fevereiro, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, realizou uma série de visitas técnicas nos principais destinos de Carnaval do país. O objetivo da iniciativa foi verificar os preparativos da festa, que, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), movimentou cerca de R$ 8 bilhões na economia do Brasil, o maior valor desde 2015.

Em Salvador (BA), Álvaro Antônio esteve no Centro de Distribuição de Abadás da capital baiana e discutiu estratégias para o fortalecimento do setor com o trade turístico do estado. Em Recife (PE), o ministro passou pela Central do Carnaval, ponto de encontro dos foliões na capital pernambucana, já no Rio de Janeiro (RJ), visitou as instalações do sambódromo e se reuniu com o trade turístico local para tratar da organização e segurança de uma das maiores festas populares do mundo. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES