Cássia Kis leva texto de Manoel de Barros aos palcos

Com concepção e direção de Ulysses Cruz, peça estreia dia 21 de março no Rio para curtíssima temporada no Teatro Cidade das Artes e marca a volta da atriz aos palcos depois de uma década

Peça "Meu Quintal é Maior do que o Mundo" | Gal Oppido
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cássia Kis descobriu a poesia de Manoel de Barros (1916-2014) nos anos 80, encantou-se com sua obra e passou anos se correspondendo com ele. A imensa admiração se transformou em amizade e agora, depois de uma década longe do teatro, a atriz volta aos palcos para realizar um sonho: encenar um texto do escritor. Concebida a partir do autobiográfico Memórias Inventadas, de poesia em prosa, a peça Meu Quintal é Maior do que o Mundo tem direção de Ulysses Cruz, parceiro de Cássia há 40 anos, com quem ela divide também a estruturação do roteiro.

Meu Quintal é Maior do que o Mundo estreia no Rio no dia 21 de março, para curtíssima temporada na Cidade das Artes, depois de arrebatar o público de São Paulo em janeiro e fevereiro, onde ficou em cartaz por quatro semanas. Depois, segue para turnê nacional. Cássia divide o palco apenas com Gilberto Rodrigues, que executa a música ao vivo em cena e também assina a direção e criação musical.

A produção é de Gustavo Nunes, diretor da Turbilhão de Ideias Entretenimento, parceiro há muitos anos de Cássia Kis e Ulysses Cruz, o que motivou a união para criar este projeto. A Turbilhão de Ideias, sediada no Rio de Janeiro, circula com seus espetáculos por todos os estados do país. Entre suas produções, destacam-se Perfume de Mulher, a mais recente, e Cássia Eller, o Musical.

Projeto pessoal idealizado por Cássia Kis, Meu Quintal é Maior do que o Mundo não é um sarau ou declamação de poemas e sim uma encenação dramatúrgica. Não se configura como um espetáculo na estrita concepção do termo, mas de uma peça de teatro, por sua característica mais intimista. A relevância da montagem se dá tanto pela estreita ligação da atriz com Manoel de Barros como pela década que passou longe do teatro (sua última peça foi O Zoológico de Vidro, de 2009).

Sonho antigo

Sabendo que Cássia Kis tinha, há quatro décadas, o desejo de criar uma versão para o palco da obra de Manoel de Barros, Ulysses Cruz decidiu rever estudos iniciais desenvolvidos por ela e Jayme Compri (que integrava o grupo do diretor, Boi Voador, e o próprio Ulysses indicara), para a construção de possíveis cenas.

"Quando Cássia retomou o projeto da peça, história recorrente em sua vida, eu gelei. Ao perceber sua determinação e o risco dela montar o trabalho com qualquer outra pessoa, eu - que tenho um prazer absoluto em trabalhar com ela, sua qualidade como atriz é superlativa - topei na hora", conta o diretor.

Ao ler o livro Memórias Inventadas, em que o autor mato-grossense descreve as várias fases de sua vida com poesia em prosa, Ulysses Cruz percebeu que todos os textos continham uma história, um enredo. "Entendi que não dava para fazer o livro todo, pela quantidade de textos e o risco da fragmentação em pequenas histórias, que geraria dificuldade de compreensão. Fiquei, então, com a batata quente na mão de escolher, entre tantos, os textos poéticos mais significativos", comenta, ressaltando que "teatro tem de ser vibrante, gerar faísca".

Encenação em três blocos

Para o ponto de partida na concepção da encenação, Ulysses recorreu à memória, lembrou dos tempos em que dava aulas de teatro, quando usava o livro Improvisação para o Teatro, espécie de manual, de Viola Spolin. Assim, com base em três conceitos contidos no livro - onde se passa a ação, quem está na ação e o que estão fazendo - Ulysses selecionou com Cássia os 18 textos. O trabalho incluiu a necessidade de ligar um texto ao outro para ampliar a ideia de continuidade ("pois cada texto, todos curtos, encerra em si o mundo").

"O bloco ONDE reúne textos com as descrições dos cenários que Manoel de Barros faz de seu mundo. O segundo bloco, QUEM, traz os textos que mostram quem é a pessoa que descreve aqueles cenários. Finalmente, os textos do O QUE trazem os objetos de inspiração do poeta. A peça tem em sua estrutura uma abertura, onde o público entende quais são as fontes do poeta. O bloco um traz a chegada ao quintal, simbolizada pelo tapete. O segundo bloco apresenta quem é o escritor. São textos que falam do menino, do homem e do velho Manoel de Barros", informa Ulysses Cruz.

O compromisso de Ulysses Cruz foi construir uma peça que se comunicasse com a plateia de uma maneira fluida, daí a divisão em blocos. O encenador também se colocou no lugar do público e diz que gostaria que ele sentisse "a alegria de ouvir textos tocantes, supreendentes, lindos, felizes, angustiados, dramáticos, engraçados e bem-humorados". Por ser uma prosa poética, Ulysses Cruz afirma que "a peça vai na contramão do que tem em cartaz hoje".

Para construir a atmosfera sonora da montagem, o criativo convidou o músico Gilberto Rodrigues (com quem já havia trabalhado em Leão no Inverno). A presença da sonoridade do vibrafone foi o único pedido ao músico. Para criar a luz, juntou-se à equipe o jovem Nicolas Caratori, estreando como light designer. Para realizar o trabalho físico da atriz, a direção de movimento foi entregue a Cynthia Garcia, “pupila” de Ivaldo Bertazzo. "As demandas corporais são complexas, afinal a peça fala de um menino com 5 anos, um jovem de 15, um homem de 40 e um velho de 85, num quintal, que é um tapete", diz Ulysses.

SOBRE MANOEL DE BARROS

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá-MT, em 19 de dezembro de 1916 e mudou-se para Corumbá-MS, onde se fixou em uma fazenda no Pantanal. Estudou num colégio interno em Campo Grande e depois no Rio de Janeiro. Anos depois, passou um tempo na Bolívia e no Peru e, em e seguida, morou por um ano em Nova York, onde estudou sobre Cinema e Artes Plásticas no Museu de Arte Moderna.

É autor de 18 livros de poesia, além de livros infantis e relatos autobiográficos. Recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti, duas vezes o Prêmio Nestlé e também foi premiado pela ABL, pela Biblioteca Nacional e pela APCA. Manoel de Barros conta com uma consistente fortuna crítica, mas seus comentários sobre a própria obra são considerados um dos melhores e foram forcecidos tanto em entrevistas quanto em versos que escreveu, “desexplicando” o próprio trabalho literário.

Segundo ele, “ao poeta faz bem desexplicar”, ou melhor, o entendimento de sua poesia não passa pelo crivo cerebral, pois “não é por fazimentos cerebrais que se chega ao milagre estético senão que por instinto linguístico”. E, num “despoemamento”, sintetiza sua concepção para o entendimento poético. Faleceu em novembro de 2014, pouco antes de completar 98 anos.

Ficha Técnica

Obra: Manoel de Barros.

Elenco: Cássia Kis.

Concepção e direção geral: Ulysses Cruz.

Adaptação do texto: Cássia Kis e Ulysses Cruz.

Direção de Produção: Gustavo Nunes.

Cenário e figurinos: Ulysses Cruz.

Direção e criação musical: Gilberto Rodrigues.

Execução musical: Gilberto Rodrigues.

Fotografia e Design: Gal Oppido.

Design do convite: Marcio Oliveira – Graphix.

Assistente de Fotografia e Design: Marina Engelhardt.

Design de luz: Nicolas Caratori.

Assistente de iluminação: Vitória Pamplona.

Direção de Movimento: Cynthia Garcia.

Costureira: Judite de Lima.

Adereços: Luis Rossi.

Financeiro: Helber Santa Rita.

Mídias sociais: Julliana Della Costa e Jessica Veiga.

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES