Cia. Equilíbrio estreia Lendário Piauiense

Espetáculo será apresentado no dia 31 de maio, no Teatro João Paulo II

Espetáculo Lendário Piauiense | Gerson Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O espetáculo Lendário Piauiense, da Cia. Equilíbrio, traz através da cultura popular a riqueza da dança piauiense. São nove lendas que ganham vida em um trabalho de beleza e magia. Tudo isso poderá ser conferido no dia 31 de maio, às 19h, no Teatro João Paulo II, iniciando uma turnê de apresentações que abrange o período junino e seguirá até o mês de agosto nas comemorações do folclore.

Lendário Piauiense (Foto: Gerson Carvalho)

As lendas, que compõem o imaginário da cultura popular do Piauí, são apresentadas de forma criativa e se entrelaçam com os costumes e sotaques da região, através de uma dramaturgia que costura a história de cada uma em forma de poesias, danças e músicas, dando uma nova interpretação e fomentando o conhecimento do folclore local. “A Companhia Equilíbrio entende que o reconhecimento do folclore como patrimônio da cultura do Piauí é uma forma de fortalecer as nossas raízes culturais, valorizando-as como parte fundamental da identidade do que é ser daqui”, diz Luís Carlos Vale, coreógrafo e diretor da Companhia.

Lendário Piauiense (Foto: Gerson Carvalho)

Segundo ele, com o espetáculo o público brinca, se diverte e aprecia a beleza das tradições, aprendendo mais sobre as manifestações populares que compõem o universo local. Onde o Bumba Meu Boi se encontra com o Reisado, passeia nas danças como o pagode do Mimbó, Cavalo Piancó, cantando e dançando a Num se Pode, a Porca do Dente de Ouro, a Pedra Velha, o Pé de Garrafa, Visagem no escuro do interior. “Reconhecendo o nosso jeito de ser e quem disse que no Piauí não tem índios? Vamos conhecer as tribos dos Acaraós, Pimenteiras e Potys e as lendas dos índios Miridam e Zabelê”, diz.

A Cia Equilíbrio é conhecida pelos seus trabalhos que misturam a dança com outras linguagens como o teatro, circo e músicas. As canções são criadas especialmente para seus espetáculos.

Na direção geral e coreográfica: Luís Carlos Vale, que conta ainda com apoio de Alex. Direção de elenco: Michelle Soussí, concepção: Valdemar Santos, iluminador e sonoplasta: Ricardo Ramires, trilha sonora: Gerson Madeira, músicas: Banda Os Olivêra, cenários: Rodrigo Anderson, figurinos: Aurení Oliveira, poesias: Dôga Olivêra.

O elenco é formado por artistas de diferentes linguagens. São eles: Michelle Soussí, Erika Rodrigues, Marta Maria, Samya Kallyne, Luellen Victoria, Rayssa Lorrana, Jéssica Pissika, Maria Miriam, João Paulo, Breda Pinheiro, Diego Eloi, Jerson Costa e Thais Neres.

Além de Teresina, a Companhia Equilíbrio irá se apresentar com o espetáculo Lendário Piauiense em alguns municípios. Entre as cidades já confirmadas estão Campo Maior, Monsenhor Gil, Amarante e Bom Jesus, podendo acontecer em teatros e também em praças públicas, nas festas juninas e folclóricas do Piauí.

O encerramento da turnê será no dia 22 de agosto, no Teatro Torquato Neto. A data é significativa. Neste dia, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES