Conselho de Cultura premia artistas de Um rosto para Esperança Garcia

A artista plástica Dora Parentes ficou com o primeiro lugar.

Dora Parentes conquista o primeiro lugar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Um rosto para Esperança Garcia”. O concurso, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, reuniu trabalhos de 13 artistas plásticos piauienses. Como o nome sugere, a missão desses artistas era retratar o rosto de Esperança Garcia, que foi escravizada e denunciou através de uma carta, os maus tratos sofridos no século XVIII. A artista plástica Dora Parentes ficou com o primeiro lugar. A premiação aconteceu nessa terça-feira (23), na sede do Conselho de Cultura, em Teresina.

“Ela era uma mulher negra, de 19 anos, alfabetizada e que se atreveu a escrever uma carta para o governador da Província, denunciando os maus tratos sofridos. Desde que conheci, me apaixonei pela história de Esperança Garcia. Ela é um símbolo de luta, de resistência, e precisa ser homenageada”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Durante a solenidade de entrega da premiação e de apresentação dos trabalhos inscritos, o secretário disse ainda que as telas vão percorrer o Piauí, em exposições temporárias, que devem passar por escolas, museus e casas de cultura do Estado.

A entrega da premiação contou também com a presença da vice-governadora do Estado, Regina Sousa. Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cineas Santos, o Piauí precisa se apropriar dos valores que tem. “Esperança Garcia é uma figura nossa, que ainda está na sombra. O Piauí precisa se apropriar dos seus valores. É assim que se constrói a identidade de um povo. A carga simbólica representada por Esperança Garcia precisa ser reconhecida”, afirma.

Além da artista plástica Dora Parentes, participaram do concurso os artistas: Dalva Santana, Jabuh, J Nildo, Rogério Albino, Josafá Lopes, Nonato Oliveira, Elda Ribeiro, Francisco Sanatiel, Jota A, Avelar Amorim, Jefferson Soares e Lídia Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES