Cuiabá, porta de entrada do Pantanal, faz 301 anos

Porta de entrada de atrativos como o Pantanal, a capital do Mato Grosso oferece diversos parques, história e gastronomia típica

Cuiabá | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fundada em 8 de abril de 1719, ainda durante o ciclo do ouro no Brasil, Cuiabá completa 301 anos nesta quarta-feira (8). A capital do Mato Grosso, um dos acessos a atrativos como o famoso Pantanal com sua exuberante riqueza silvestre, oferece um variado cardápio de opções ao visitante, que ajudam a conhecer um pouco mais da natureza, da cultura e da trajetória da região.

O grande número de parques da cidade ajuda a explicar o apelido “Cidade Verde”. O das Águas, um dos cartões postais do município, ostenta uma fonte com jatos iluminados, que acompanham ritmos musicais, além de abrigar um extenso túnel de água. Já o Mãe Bonifácia e o Tia Nair proporcionam passeios ecológicos em meio à fauna à flora típicas locais.

Orla do Porto possui bares, restaurantes e calçadão para caminhadas. Crédito: Flávio André/MTur

A Orla do Porto é outra atração. Ornada por um simulacro de casarões coloniais de diversas cores, o local, às margens do rio Cuiabá, possui bares, restaurantes e calçadão para caminhadas. O espaço se estende até o Museu do Rio, antigo Mercado do Peixe, cujo acervo reúne fotografias, peças de artesanato, artes sacras e maquetes que retratam a trajetória da cidade.

Já o Centro Histórico, palco de edificações tombadas, abriga o Museu de Mato Grosso, o Museu de Pré-História e igrejas centenárias. A de Nossa Senhora do Bom Despacho, por exemplo, exibe estilo neogótico, enquanto a de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em estilo barroco, simboliza o local onde a descoberta de ouro impulsionou a colonização da área.

Centro geodésico da América do Sul, ponto em que os oceanos Pacífico e Atlântico estão equidistantes a 1.600 quilômetros, Cuiabá abriga um marco que representa tal localização. A estrutura se situa na Praça Moreira Cabral, sede da atual Câmara de Vereadores e que, no passado, foi conhecida como Campo D’Ourique, local de enforcamento de condenados da Justiça.

A Casa do Artesão, por sua vez, comercializa diferentes artigos, entre cerâmicas, licores caseiros, tecelagem e artefatos indígenas. Em se tratando de gastronomia, o visitante da capital tem a chance de experimentar ícones como o Maria Izabel (mistura de arroz com carne seca), a farofa de banana, o furrundu (doce à base de mamão e rapadura) e variados peixes, a exemplo do Pacu.

Tendo a natureza como um dos seus principais atrativos, Cuiabá contempla três emblemáticos ecossistemas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. O turista pode aproveitar para conhecer a Chapada dos Guimarães, parque nacional a 69 quilômetros da cidade, com seus paredões de arenito vermelho-alaranjados e a imponente Cachoeira Véu de Noiva. Outra opção é Nobres, distante 150 quilômetros, repleta de rios de águas cristalinas.

Parque das Águas: fonte com jatos iluminados e um extenso túnel de água. Crédito: Flávio André/MTur

SUPORTE 

Juntamente com Nobres, Poconé, Chapada dos Guimarães e Cáceres, Cuiabá integra um conjunto de destinos do Mato Grosso contemplados pelo Investe Turismo. O programa, desenvolvido em parceria do Ministério do Turismo com a Embratur e o Sebrae, busca estruturar e promover roteiros estratégicos de todo o país, a partir de ações como o aprimoramento de atrativos.

O estilo barroco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Crédito: Flávio André/MTur

HISTÓRIA 

A corrida de antigos bandeirantes do Sudeste à procura de ouro levou à criação do povoado que originou Cuiabá. O primeiro deles teria sido Manuel Bicudo, por volta de 1673, que firmou base no encontro dos rios Coxipó e Cuiabá.

Em 1818, por determinação de Dom João VI, a área foi transformada em cidade, tornando-se a capital da Província do Mato Grosso no ano de 1835. (Por André Martins/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES