Curta brasileiro com Lima Duarte entra no Hollyshorts

O 15º Festival Hollyshorts acontece em Los Angeles entre os dias 8 e 17 de Agosto de 2019 no TCL Chinese Theatre

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Volta para casa é centrado na figura de Plínio (Lima Duarte), um marceneiro aposentado que vive em uma casa de repouso. Em um feriado de páscoa, Plínio está cheio de expectativa com a visita de sua família, porém ninguém aparece para buscá-lo. Anselmo (Guilherme Rodio), o jardineiro da casa de repouso, ao vê-lo sozinho e cabisbaixo, oferece-se para levá-lo até sua antiga casa. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois, e Plínio revisita as memórias de sua vida no bairro de Santana, em São Paulo, onde nasceu e cresceu. Ao chegarem, Plínio tem uma surpresa que colocará em xeque as suas lembranças.

 O filme faz um paralelo entre a memória da cidade de São Paulo e um personagem que sofre de perda de memória. São Paulo viveu nas últimas décadas um boom imobiliário, que ofuscou a memória da cidade, bairros tradicionais estão sendo paulatinamente desconfigurados para atender à demanda por crescimento e expansão. Como Paulistanos, lutamos para que nossas ligações emocionais com o passado não desvaneçam, assim como os neurônios no cérebro de Plinio.

 Retrata-se pouco o idoso no cinema brasileiro. A população brasileira está envelhecendo, o país vive um turbilhão de discussões políticas sobre a Previdência Social, e há uma triste realidade de abandono pairando à frente. A Volta Para Casa se faz relevante ao reconhecer e discutir este assunto.

 

 

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES