Dia Mundial da Dança é celebrado com atrações online

Comemorada no próximo dia 29, data terá várias opções para acompanhar pela internet

Apresentação "O Corpo”, com música de Arnaldo Antunes e coreografia de Rodrigo Pederneiras. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 1982, quando foi reconhecido pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco, o Dia Mundial da Dança é celebrado no dia 29 de abril. Como a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de todo o mundo, várias entidades do segmento estão oferecendo atrações para comemorar a data. E são várias as possibilidades para quem gosta da arte, com shows que incluem o Bolshoi, o Grupo Corpo e a Escola Porto Iracema das Artes.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade com atrações online. Crédito: Manuela Schneider

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade da dança com uma programação que tem início no dia 27 de abril e que segue até 1º de maio. Nomes consagrados do gênero vão brilhar em aulas online de diferentes modalidades, oferecidas na página do Instagram da instituição (@escola_bolshoi). Ao vivo, nomes como Gustavo Côrtes, Jomar Mesquita, Jhean Alex e os ex-alunos da Escola Jovani Furlan (New York City Ballet) e Bruna Gaglianone (Teatro Bolshoi) mostrarão o melhor de suas habilidades.

A participação é aberta e as dançarinas e dançarinos de plantão podem aproveitar para fazer uma aula junto com esses talentos, que fazem a diferença no cenário mundial, com carisma e, acima de tudo, profissionalismo. Veja a programação abaixo:

Dia 27.04, às 10h - Gustavo Côrtes, Diretor do Grupo Sarandeiros | Dança Brasileira

Dia 28.04, às 14h - Jomar Mesquita, Diretor da Mimulus Cia. de Dança | Dança a Dois

Dia 29.04, às 10h - Jovani Furlan, Solista do New York City Ballet | Dança Clássica

Dia 30.04, às 14h - Jhean Alex, Diretor artístico do Raça Cia. de Dança | Jazz Dance

Dia 1º .05, às 10h, Bruna Gaglianone, Solista do Teatro Bolshoi de de Moscou | Dança Clássica

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Em 2020, a instituição completa 20 anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Atualmente, a Escola Bolshoi educa 250 alunos dos cursos técnicos e básico em dança clássica. A instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos do curso técnico.

SEMANA DA DANÇA NO CEARÁ - O Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, promove anualmente a Semana da Dança para comemorar o Dia Internacional. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a programação será toda on-line e gratuita (Confira aqui: http://semanadadanca.com/). Além disso, a Escola disponibilizou, por meio da plataforma online Embarcação das Artes, uma lista com dicas de espetáculos e aulas sobre dança para assistir sem sair de casa. 

GRUPO CORPO - O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do País, compartilhou vários espetáculos para esse momento de quarentena, disponibilizando, a cada semana, dois espetáculos na íntegra. 

As apresentações desta semana são “Benguelê”, com trilha de João Bosco, e “O Corpo”, com música de Arnaldo Antunes e coreografia de Rodrigo Pederneiras. Os vídeos estão disponíveis no Vimeo de 27 de abril a 3 de maio. É preciso fazer login em sua conta, selecionar um dos vídeos contemplados na promoção e clicar em “alugar”, sem preencher dados de cartão de crédito. No campo “aplicar código promocional”, digite: grupocorpo45anos. (Por Rafael Brais/Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES