Dia Mundial da Dança é comemorado no Teatro João Paulo II

Das ações dos laboratórios do Tjp2, apresentam-se resultados das Oficinas Artísticas, com o Grupo Alfabetização do Corpo/Terceira Idade e seu Dança-Teatro “Brinquedo Dançante”

Grupo de dança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 29  de abril comemora-se em todo o planeta o Dia Mundial da Dança. O Teatro Municipal “João Paulo II” também faz a sua comemoração e instala Dança no Calçadão Cultural, em frente ao Tjp2 e a programação começa já às 16h30 da tarde da segunda feira.

A importância da data e comemoração que inspira festejar-se, no Teatro João Paulo II e na grande região do Dirceu Arcoverde, está não só no fato de que o bairro e entorno realizam grandes manifestações da linguagem de Dança, como também a Casa de espetáculos detém identidade de linguagem de Teatro, mas também de Dança, oferecendo Oficinas artísticas de Clássico, contemporâneo e variações, e ainda abriga Residências a Grupos, Companhias e Artistas que dançam e elaboram seus projetos na Casa de espetáculos. As comemorações têm impulso de realização do Teatro Municipal "João Paulo II", Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Prefeitura Municipal de Teresina.

Para a tarde do Dia Mundial da Dança, o Teatro “João Paulo II” preparou as atrações, do Cordão Grupo de Dança; Balé Jovem do Piauí; Cypher de Breaking; Balé da Cidade de Teresina, com “Corpônica”; Ita Dança, com “7 Flechas o Pai da Mata e Dança de Salão”.

Das ações dos laboratórios do Tjp2, apresentam-se resultados das Oficinas Artísticas, com o Grupo Alfabetização do Corpo/Terceira Idade e seu Dança-Teatro “Brinquedo Dançante”; a Oficina de Dança Contemporânea atua com a coreografia “Encontros”.

De Residentes, Instrutores e Convidados, os trabalhos “Aula de Zumba”, com Marcinho; “Sou eu Sim!”, de Elizabeth Báttali & Déborah Radassi; Núcleo Piauiense de Danças Urbanas, com “(in)constante”; Robert Rodriguez & Ericka Teixeira, com a coreografia “Linhas” e mais a Exposição Feirinha de Artesanato, de comunitárias associadas da vizinhança do Teatro João Paulo.

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, a data destina-se às homenagens a uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem, a dança.

O Dia da Dança foi criado em 1982  pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como data de calendário em homenagem ao dia de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse [ “As Cartas Sobre a Dança”, em português].

É por uma boa e feliz coincidência que esse dia está associado a uma personalidade de grande importância no balé brasileiro, a bailarina e coreógrafa Marika Gidali, que é co-fundadora do Ballet Stagium, em São Paulo, uma das companhias mais respeitadas Brasil e mundo afora. Marika nasceu no dia 29 de abril.

Serviço:

Dia Mundial da Dança

29 de abril

Às 16h20

Calçadão Cultural do Tjp2

Acesso Livre



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES